Redes sociais
Nos siga e fique sabendo

Informações da Prefeitura em relação ao coronavírus (Covid-19)

 

                  SMOV e SMS realizam limpeza com Hipoclorito de Sódio em espaços públicos de Eldorado do Sul

 


 

AUXÍLIO EMERGENCIAL – INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Publicado em: 02/03/2020


Tire suas dúvidas a respeito do Auxílio Emergencial que o Governo Federal estará colocando à disposição da população nos próximos dias.

ATENÇÃO: NÃO COMPAREÇA PARA FAZER CADASTRO NESTA SEXTA-FEIRA (03)

No momento o Governo Federal fechou todo o sistema online para extração de dados. Por isso estamos sem acesso e sem poder cadastrar. Pedimos a todos para NÃO SE DIRIGIREM à Secretaria de Assistência Social para fazer o cadastro. Assim que o sistema for liberado providenciaremos a divulgação em nossos canais de comunicação.



#EldoradoContraoCovid#CoronaVírus#Covid19#EldoradoDoSul#FiqueEmCasa














SECRETARIA DA SAÚDE INVESTE EM TESTES RÁPIDOS DE COVID-19
Publicado em: 02/03/2020


Desde que o protocolo do Ministério da Saúde mudou, restringindo os exames apenas para pacientes internados em estado grave e profissionais da saúde, a gestão preocupou-se com a subnotificação dos casos.

Por essa razão, no dia 26/03/20 foi realizado o pedido de compra de 1000 testes rápidos para que tenhamos uma visão real da situação epidemiológica de Eldorado do Sul.

Esse material é importado e deve chegar ao município no prazo de 15 a 20 dias
.
















ENTENDA O DECRETO, PUBLICADO PELO GOVERNO ESTADUAL, QUE DETERMINA O FECHAMENTO DO COMÉRCIO EM TODO O RS
Publicado em: 02/03/2020


O Decreto Nº 55.154, publicado nesta quarta-feira (1º/4), restringiu ainda mais a operação de estabelecimentos comerciais em todo o Rio Grande do Sul.

Confira a lista de atividades consideradas essenciais no artigo 17 do Decreto 55.154, de 1º de abril de 2020):

 https://estado.rs.gov.br/…/ar…//decreto-55-154-01abr2020.pdf


O Decreto Nº 55.154, publicado nesta quarta-feira (1º/4), restringiu ainda mais a operação de estabelecimentos comerciais em todo o Rio Grande do Sul em caráter excepcional e temporário para evitar a propagação do novo coronavírus. Além de detalhar as novas regras (veja ao final da matéria), o governador Eduardo Leite, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, explicou o que embasou a decisão do governo:

“Observando que alguns municípios relaxariam as recomendações (de isolamento social), podendo aumentar o contágio sem que toda a estrutura de leitos e equipamentos hospitalares estivesse pronta para atendimento, optamos por garantir, neste momento, a não circulação de pessoas, especialmente no comércio, onde temos quase 70% dos empregos no RS e maior movimentação de funcionários e contato com diversas pessoas (clientes). Portanto, o comércio se torna um ponto importante de restrição”, explicou Leite.

O governador esclareceu, ainda, porque houve exceções no decreto para a indústria e a construção civil, além dos serviços essenciais de saúde e alimentação, que já estavam permitidos a operar. “Há um menor número de pessoas e, portanto, menor perspectiva de contágio dentro dessas atividades, e, ainda, porque a maior parte das indústrias já está excepcionalizada, porque são essenciais para a manutenção de logística e abastecimento de toda a cadeia produtiva”, acrescentou.

O procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, destacou que estabelecimentos que ficam na beira de estradas e que são essenciais para a atividade de caminhoneiros não poderão fechar. “Precisamos garantir que especialmente medicamentos e alimentos cheguem à população, por isso, estes locais estão previstos como situação excepcionalizada (no decreto)”, afirmou Costa.

Por fim, Leite reforçou, durante a transmissão ao vivo, que nos próximos dias a equipe de governo analisará dados na busca por identificar a tendência de evolução da Covid-19 no Estado e traçará as estratégicas para as semanas seguintes.

A seguir, entenda os principais pontos do decreto:

O QUE DETERMINA:

O fechamento, em caráter excepcional e temporário, dos estabelecimentos comerciais situados no território gaúcho, incluindo lojas, centros comerciais, teatros, cinemas, casas de espetáculos, entre outros que impliquem atendimento ao público.

 AS EXCEÇÕES:

- Tele-entrega e modelo take away (quando o cliente vai até o estabelecimento para retirar a compra), desde que sem aglomeração de pessoas.
- Estabelecimentos industriais de qualquer tipo, inclusive de construção civil, estão permitidos, com proibição de atendimento ao público em aglomeração ou grande fluxo de clientes.
- Estabelecimentos comerciais que forneçam insumos às atividades essenciais.
- Estabelecimentos que prestam serviços não essenciais, mas que não atendem ao público.
- Estabelecimentos que desempenham atividades consideradas essenciais. O decreto lista 37 tipos de atividades ligadas a áreas de saúde e segurança da população, tais como serviços médicos e hospitalares; assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade; segurança pública e privada, incluídas a vigilância, a guarda e a custódia de presos; atividades de defesa civil; transporte de passageiros e de cargas; telecomunicações e internet; serviço de call center; captação, tratamento e distribuição de água e de esgoto e de lixo; geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; iluminação pública; produção, distribuição, transporte, comercialização e entrega, realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, de produtos de saúde, de higiene, de alimentos e de bebidas; entre outros.

 REGRAS PARA QUEM PODE OPERAR:

- Restaurantes, bares, lanchonetes e estabelecimentos que prestam serviços considerados essenciais ficam obrigados a respeitar medidas de higiene, a adotarem regime de revezamento de turnos e alterações de jornadas e a fazer uso de senhas ou outro sistema para evitar filas e aglomeração de pessoas, entre outras medidas elencadas na normativa.
- Os estabelecimentos que prestam serviços essenciais devem ter horários ou setores exclusivos para o atendimento de pessoas que pertencem ao grupo de risco (idade superior ou igual a 60 anos ou que tenham comorbidades) .
- O transporte coletivo público e privado, urbano e rural, deve ocorrer sem exceder a capacidade de passageiros sentados.
- O transporte coletivo intermunicipal de passageiros, público ou privado, deve ser realizado sem exceder a metade da capacidade de passageiros sentados.

OUTRAS DETERMINAÇÕES:

- Seguem suspensos os eventos e as reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, missas e cultos com mais de 30 pessoas, observando um distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.
- Ficam suspensas até 30 de abril aulas, cursos e treinamentos presenciais em todas as escolas, autoescolas, faculdades, universidades públicas ou privadas, municipais, estaduais e federais, e demais instituições de ensino.
- As praias e águas internas permanecem interditadas em toda a extensão da areia.
- Lojas de conveniência dos postos de combustível poderão funcionar, em todo o território estadual, entre 7h e 19h, sem poder abrir aos domingos, com exceção daquelas localizadas em estradas ou rodovias, que poderão manter seu funcionamento regular.

As medidas estão valendo desde a publicação do decreto no Diário Oficial do Estado – o que ocorreu nesta quarta (1/4) –, e o descumprimento é passível de punição.


#FiqueEmCasa




Saiba como será a entrega dos Kits de Merenda Escolar para o responsável pelo estudante cadastrado no Programa Bolsa Família
Publicado em: 02/03/2020


A SMEC - Secretaria Municipal de Educação juntamente as Escola Municipais, estará iniciando nesta sexta-feira, dia 03/04, a entrega dos Kits de Merenda Escolar para o responsável familiar do Bolsa Família o qual tem filho estudando nas Escolas Municipais.

No dia 03/04 - sexta-feira, será entregue para as escolas abaixo relacionadas:

Horário: 9h às 15h:

E.M.E.F. David Riegel Neto
E.M.E.F. José Gomes de Vasconcelos
Entrega em Conjunto:
E.M.E.F. La Hire Guerra
E.M.E.I. Brincando e Aprendendo (entrega na escola La Hire)
E.M.E.F. Getúlio Vargas
E.M.E.I. Geise Mery Vieira Gonçalves (entrega na escola Getúlio)


Logo comunicaremos a data da entrega nas demais escolas.


#EldoradoContraoCovid#CoronaVírus#Covid19#EldoradoDoSul#FiqueEmCasa






16º FEIRA DO PEIXE É SUSPENSA
Publicado em: 02/03/2020


Informamos que a 16º Feira do Peixe de Eldorado do Sul, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, foi suspensa, por medida de segurança, em decorrência da pandemia do Covid-19 (Corona Vírus).

Pedimos a compreensão de todos e reforçamos que as medidas de prevenção e isolamento social devem ser mantidas.



#FiqueEmCasa #SMAG #FeiradoPeixe #EldoradoContraoCovid #CoronaVírus #Covid19 #EldoradoDoSul













A Coordenadoria da Mulher continua atendendo normalmente
Publicado em: 01/03/2020


O atendimento da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Eldorado do Sul ( CPPMES) continua normalmente na Secretaria de Assistência Social e pode ser contatada pelo telefone 3499-6466 e 9-8578-1141 (WhatsApp) das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. O contato também pode ser feito pelo e-mail coordenadoriadamulher@eldorado.rs.gov.br.


#EldoradoContraoCovid#CoronaVírus#Covid19#EldoradoDoSul














Doe para o Posto de arrecadação de Alimentos da Prefeitura de Eldorado do Sul e ajude as famílias que mais precisam nesse momento
Publicado em: 31/03/2020



A Prefeitura de Eldorado do Sul, através da sua Secretaria de Assistência Social e Trabalho, Secretaria de Educação e de sua Defesa Civil Municipal, pede ajuda de toda população para adquirir alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza para doar as crianças, adultos e idosos que perderam sua renda e não conseguem, até mesmo, comprar a própria comida durante a pandemia do coronavírus.

Como vai funcionar

A Prefeitura montou uma estrutura, na Escola Municipal Medianeira: o Posto de arrecadação de Alimentos. Neste local, haverá uma equipe que irá recepcionar e separar os alimentos e os entregará aos cuidados da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (SMAST). A Secretaria de Assistência Social, por sua vez, ficará responsável por entregar todos os alimentos arrecadados direto às famílias de baixa renda.

Como doar?

Quem pode? Qualquer pessoa, física ou jurídica, empresa ou órgão público pode ser um doador.
 

Local do posto de arrecadação: Avenida Emancipação, nº 372, na Escola Medianeira - Centro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h.


 Mais informações, ligue nos telefones ? (51) 3499-6373 e (51) 3499-6351.



#EldoradoContraoCovid#CoronaVírus#Covid19#EldoradoEmCasa#EldoradoDoSul




Coronavírus: saiba onde procurar ajuda
Publicado em: 27/03/2020


Muita gente ainda não sabe como proceder nos casos de sintomas comuns ao coronavírus.

Confira o gráfico e tire suas dúvidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

VACINAS: ENTENDA COMO OCORRE A SUA DISTRIBUIÇÃO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Publicado em: 25/03/2020

 

 

As doses são todas adquiridas pelo Ministério da Saúde, que por sua vez as distribui ao Estado e este para os Municípios.

---

Todas as vacinas que são aplicadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Eldorado do Sul são adquiridas pelo Ministério da Saúde que as distribui a todos os Estados, este, por sua vez, as encaminha aos municípios de todo o país. Eldorado do Sul, ao receber as vacinas, distribui as doses para as unidades de saúde da cidade.


Neste ano, em decorrência da Pandemia do coronavírus (Covid-19) a vacinação da Influenza foi antecipada em todo o Brasil e teve início nesta segunda-feira (23), para os idosos, acima de 60 anos e os profissionais da Saúde. Eldorado do Sul, recebeu do Ministério de Saúde até o momento 1950 doses e, até o momento, já realizou mais de 1.400 imunizações.

A previsão repassada pela Secretaria Estadual de Saúde é a chegada de novas doses nos próximos dias. Neste ano, a vacinação segue até o mês de maio e será divida em três etapas com garantia de vacina para os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde.

Estamos sempre realizando o pedido de novas vacinas, mas nem sempre elas chegam. Essa é uma questão nacional e não apenas local. Dependemos dessa entrega para seguirmos com força total na campanha de vacinação contra a gripe”, ressalta a Secretaria Municipal de Saúde de Eldorado do Sul, Juliana Carvalho.


#EldoradoContraoCovid#CoronaVírus#Covid19#EldoradoEmCasa#EldoradoDoSul#Inflenza#VacinaçãoContraGripe


 


 

+ DE 1.000 IDOSOS FORAM VACINADOS NO PRIMEIRO DIA DE CAMPANHA EM ELDORADO DO SUL!

Publicado em: 24/03/2020

 

Desde ontem (23), mais de 1.000 idosos foram vacinados através das equipes móveis da Secretaria de Saúde em Eldorado do Sul.
Foram inúmeras ligações e agendamentos através do WhatsApp. A previsão é de que até o final da semana as doses sejam aplicadas em todos que entraram em contato.
Em algumas unidades de saúde, as doses acabaram hoje pela manhã, mas à tarde já recebemos nova remessa do Governo do Estado.
Não se preocupe em obter resposta via Whatsapp, ainda tem muitas mensagens para serem lidas, mas se você deixou seus dados pelo Whatsapp, fique tranquilo. Seu pedido já está registrado e você receberá a equipe em sua residência.
Seguimos atendendo aos idosos para que a disseminação do vírus esteja contida em breve. Aguarde em casa! Nossa equipe vai até você.
Para receber a vacina, os pacientes deverão agendar através dos telefones 34991617 (das 08h às 17h) e 985947885 (WhatsApp).
REFORÇAMOS: Só saia de casa em casos de extrema necessidade!




#EldoradoContraoCovid#CoronaVírus#Covid19#EldoradoEmCasa#EldoradoDoSul


 

PREFEITURA DE ELDORADO DO SUL DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA E COMÉRCIO DEVE PERMANECER FECHADO

Publicado em: 24/03/2020

 

Fica determinado o fechamento do comércio, mantendo apenas as atividades essenciais.

Clique aqui para conferir o Decreto Municipal nº 8181/2020: