25 MAI 2015
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Agricultura familiar garante merenda nas escolas eldoradenses e renda aos produtores locais

A Administração Municipal de Eldorado do Sul por meio das Secretarias da Educação, Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo  e Agricultura desenvolvem o projeto Merendas Escolares, à toda a rede municipal. Os produtos são distribuídos para as Escolas de Ensino Fundamental, de Educação Infantil e APAE em uma ampla variedade de alimentos da região. A agricultura de Eldorado do Sul, ao longo do ano letivo, abastecerá as refeições escolares com o objetivo de proporcionar uma alimentação saudável e de qualidade.

A união entre agricultura familiar e alimentação escolar são dois fatores que geram inúmeros benefícios aos estudantes do município. Essa conexão promove uma alimentação saudável e balanceada a todos os alunos matriculados na rede, pois tem como principal fonte de uso os alimentos saudáveis e variados que respeitam as tradições e o desenvolvimento sustentável da região. Este sistema de produção oferece uma importante transformação na alimentação escolar de Eldorado do Sul, uma vez que no mínimo 30% dos recursos destinados ao Programa de Alimentação Escolar são gastos com a agricultura familiar local, proporcionando ganhos para ambas as partes.

Os produtos da agricultura familiar propiciam uma merenda escolar mais diversificada e nutritiva. O município possui, em sua agricultura, uma riqueza de alimentos, frutas, verduras, leite em pó, arroz, feijão e sucos naturais, os quais são servidos na merenda escolar, diariamente, em todas as escolas da rede municipal. O cardápio disponibilizado na rede escolar é especialmente elaborado pela nutricionista do município, Juliana Figueiredo Arreal.