19 JUN 2015
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Turminha Cozinha Brasil qualifica crianças e adolescentes da rede escolar de Eldorado do Sul

Segurança Alimentar com Sustentabilidade: por meio deste tema, crianças e adolescentes da Rede Pública Escolar de Eldorado do Sul participaram das oficinas do Programa Cozinha Brasil, realizadas nos dias 15 à 18/06.  A atividade é uma iniciativa do Conselho Nacional do SESI, em parceria com o Governo Municipal de Eldorado do Sul, através da Secretaria de Agricultura. A atividade também contou com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo e da Emater.

Todo o programa foi desenvolvido nas dependências da cozinha disponível da Secretaria Municipal de Agricultura. O trabalho foi realizado através de duas técnicas nutricionais do SESI que desenvolveram oficinas com foco na alimentação saudável, para todos os alunos da rede pública que participaram da atividade. Na oportunidade, foi trabalhada a questão da reeducação alimentar com uma linguagem lúdica e acessível.

Durante os quatros dias de oficinas, participaram cerca de 120 alunos, com idade entre 4 à 14 anos, cada aula teve a duração de 2h. As escolas participantes do projeto foram a Getúlio Vargas, Luiza Maria Binfaré Cézar, David Riegel Neto e também a Escola São José. Os alunos vestiram toca e avental e foram instruídos sobre a importância da higienização das mãos antes de iniciar o preparo do alimento.

“Hoje vamos mostrar aos alunos a importância do hábito de uma alimentação saudável, pois às vezes as crianças e adolescente pensam que os alimentos saudáveis não são bons. A idéia é trabalhar com todas as partes dos alimentos, desde cascas, talos e sementes”, reforçou a técnica nutricional, Andréia de Castro.

Na terça-feira, 16/06, foi a vez dos alunos da Escola Municipal Luiza Maria Binfaré Cézar, passar pela cozinha da Secretaria de Agricultura. A turma recebeu informações nutricionais sobre os alimentos e aprenderam a preparar novas receitas com o aproveitamento integral de cada ingrediente. Na ocasião, foi preparado um bolo de chocolate com casca de banana e fizeram suco com couve, limão e maracujá.

“As crianças levam novos hábitos e posturas para o seu núcleo familiar, são elas as responsáveis pela multiplicação de hábitos saudáveis , por isso a importância de trabalharmos esse projeto na rede escolar”, ressaltou o Secretário Municipal de Agricultura, José Saraiva.

De segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, também acontece na Secretaria de Agricultura o curso para os profissionais que trabalham com o manejo de alimentos, como as merendeiras escolares. Na parte da noite, das 19h às 21h,  acontece outra turma destinada para atendimento de toda a comunidade, que conta com a participação de 30 pessoas.  O objetivo é proporcionar a qualificação da população para um melhor uso e aproveitamento dos alimentos, evitando assim o desperdício de comida.