26 JUN 2016
PLANEJAMENTO URBANO
Eldorado do Sul recebeu a 2º reunião pública de apresentação do estudo do dique de contenção

Acesse o material do estudo realizado pela empresa Magna Engenharia, basta clicar no link ao lado: http://bit.ly/Apresentação2ºReuniãoPública

Quem esteve presente na 2º reunião pública de apresentação do estudo do sistema que pretende proteger Eldorado do Sul das cheias , mais conhecido como o dique de contenção, teve a oportunidade de entender melhor como se dará o funcionamento dessa complexa estrutura. O evento aconteceu no Ginásio Eliseu Quinhones, na quarta-feira (22), as 19h e reuniu cerca de 200 pessoas. O projeto é uma realização do Governo do Estado, através da Metroplan, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul.

A mesa de abertura foi composta pelo Prefeito do Município Sérgio Munhoz, o Presidente da Câmara de Vereadores Francisco Alexandre Morfan, o Secretário de Planejamento Adelar de Sena Rodrigues e Diretor de Incentivo ao Desenvolvimento – Metroplan Enio Meneghetti, na mesa técnica, se faziam presentes o Arquiteto da Metroplan Jayme Keunecke, o Geólogo da Empresa Magna Rogério Dewes e o Topógrafo da Prefeitura Luiz Carlos Morador.

Um aspecto importante que merece ser compreendido pela comunidade eldoradense é que antes da construção efetiva do dique de contenção é necessário a realização de um estudo, o qual já está sendo realizado pela empresa Magna Engenharia, que apresente de forma minuciosa o diagnóstico da situação atual da área assim como as primeiras análises dos cenários de intervenção.

A apresentação técnica do estudo foi proferida pelo Geólogo Rogério Dewes da empresa vencedora da licitação, Magna Engenharia. Durante a sua explicação, foi ressaltado que a única forma de proteger Eldorado do Sul do avanço das águas do Rio Jacuí é a construção do dique de contenção. Conforme o diagnóstico realizado, a projeção é que a altura do dique de contenção varie entre 4 e 6 metros. Durante a apresentação também foram expostas as 3 alternativas de traçado do dique que poderá variar de 6 até 10 km. Uma das alternativas, começaria na BR 290, contornaria o bairro Cidade Verde, Vila da paz e o bairro Chácara . Na segunda opção de trajeto, o sistema de proteção seria construído considerando a Estrada da Arrozeira e a terceira opção, contornaria o assentamento da IRGA.

Ainda está previsto a realização da 3º reunião pública de apresentação do sistema de proteção de cheias, após a conclusão do projeto do dique de contenção será iniciado a fase de licenciamento ambiental e captação de recursos para a efetiva construção da estrutura.