11 OUT 2016
PLANEJAMENTO URBANO
Chega ao término à fase de apresentação do estudo de viabilidade do Dique de Contenção

Realizada na última terça-feira (04), no Ginásio Eliseu Quinhones, da Escola Municipal David Riegel Neto, a reunião pública final de apresentação do sistema do dique de contenção.

Com aproximadamente 80 participantes da comunidade, a reunião também contou com as presenças do Presidente da Câmara de Vereadores Francisco Alexandre Morfan, o Vereador Rogério Munhoz, o Secretário de Planejamento Adelar de Sena Rodrigues e o Diretor de Incentivo ao Desenvolvimento – Metroplan - Ênio Meneghetti, que compuseram a mesa de apresentação. Na mesa técnica, se faziam presentes o Arquiteto da Metroplan, Jayme Keunecke, o Geólogo da Empresa Magna Rogério Dewes e o Topógrafo da Prefeitura Luiz Carlos Morador.

A reunião consistiu em esclarecer a última etapa do projeto de construção do sistema de contenção contra cheias em Eldorado do Sul: levantamentos de campo; diagnóstico; estudo de concepção do sistema de proteção contra cheias; estudo de viabilidade; seleção do conjunto de intervenções; estudo ambiental preliminar; plano de ação e relatório final.

O sistema do Dique de Contenção será composto por:

·        Diques de proteção: impedir o alagamento devido às enchentes

·        Estações de bombeamento: retirar as águas das chuvas de dentro da área protegida

·        Galerias e canais de drenagem: conduzir as águas das chuvas até as estações de bombeamento

·        Canais de descarga: conduzir as águas bombeadas até o rio Jacuí

Conforme o diagnóstico realizado, a projeção é que o dique seja executado na cota 6, ou seja, ficará com altura variável de 0 a 4,2 metros. Durante a apresentação também foram expostas as 3 alternativas de traçado do dique que poderá variar de 8,48 até 10,35 km.

As principais considerações sobre o estudo de todo o projeto foram:

·        Com exceção da Alternativa 1 – Dique na Área Urbana, os custos das estações de bombeamento e da rede de macrodrenagem representam mais de 50% do custo total da obra.

·        Os custos das obras podem diminuir significativamente se forem assumidos maiores riscos

·        Os orçamentos foram baseados em um estudo de concepção e não com base em um projeto executivo onde os serviços, as obras, as desapropriações e as quantidades e tipos de material são minuciosamente especificados.

·        Os estudos para a drenagem da área protegida abrangem apenas os canais e galerias que conduzem as águas para as estações de bombeamento.

·        É imprescindível que seja elaborado um projeto e implantada uma rede de drenagem urbana para que o sistema de proteção contra cheias efetivamente funcione.

Com o término da fase de apresentação do projeto, a próxima reunião pública ocorrerá na etapa de licenciamento ambiental que será devidamente divulgada para toda a população Eldoradense.

A apresentação técnica mostrada na 3º reunião pública está presente no site da Prefeitura de Eldorado do Sul, para acessar basta clicar no link ao lado: http://bit.ly/3ºReuniãoPública