19 FEV 2017
PLANEJAMENTO URBANO
Projeto do Dique de Contenção de Cheias de Eldorado do Sul é apresentado para a nova gestão

Na tarde de quarta-feira (15), o Secretário de Planejamento, Fábio Leal,  o Diretor de Planejamento, Roberto Lima e o Secretário de Habitação, João Ferreira, estiveram reunidos com os técnicos da Metroplan e da empresa Magna Engenharia para ter conhecimento do Projeto do Dique de Contenção de Cheias. O projeto é uma realização do Governo do Estado em conjunto com a Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul.

A equipe técnica que executou a realização do projeto é da empresa Magna Engenharia empresa vencedora da licitação para a construção da fase inicial do projeto. Segundo o Secretário Fabio Leal, são várias alternativas para proteger os eldoradenses das enchentes. “O plano em si tem algumas alternativas de traçado, de tipologia. Enfim, em alguns trechos tem a possibilidade de terem mais de uma dessas alternativas. Temos que compreender e analisar bem o projeto, primeiramente. ”

O primeiro encontro foi para inserir a nova gestão dentro das propostas que compõem o projeto de prevenção das enchentes que castigam bairros como Cidade Verde, Vila da Paz e Chácara. Além da contenção das enchentes que, sistematicamente, atingem a região, a construção do dique protegerá os cidadãos, garantindo a qualidade de vida da comunidade eldoradense. Uma nova reunião está marcada para março com intuito de avançar no conhecimento do projeto e estudar a questão ambiental.

A parte inicial de concepção do projeto já está concluída. A próxima etapa é o licenciamento ambiental, onde a Secretaria de Planejamento irá interagir para conseguir agilidade nas liberações de licença ambiental e das áreas. Porém, o estudo da próxima fase deve ser feito com cautela por se tratar de uma área delicada. “Estamos tratando de uma área ambientalmente muito delicada porque temos área de proteção integral. Nós temos uma unidade de conservação muito próxima à área de proteção. E teremos que conciliar bastante os interesses sociais e econômicos, os interesses do município com os aspectos ambientais. Esse é o próximo desafio”, explicou o Secretário do Planejamento Fábio Leal.