02 MAI 2021
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Confira a Programação do Drive-Thru primeira dose da vacina contra Covid-19
No dia 03/05/21 - primeira dose para idosos acima de 60 anos; No dia 04/05/21 - primeira dose para pessoas entre 55 e 59 com comorbidades; pessoas em terapia de substituição renal e doença renal crônica maiores de 18 anos; gestantes e puérperas maiores de 18 anos; portadores de síndrome de down maiores de 18 anos

A partir de amanhã, 03 de maio, seguimos com o Drive-Thru da Vacinação, exclusivo para primeira dose no Centro em frente a Unidade Central 24 horas (Rua Batori José Rodrigues dos Santos), das 13h às 20h e no interior em frente a UBS Nelson Marchezan no Parque Eldorado, das 09h às 16h.

No dia 03/05/21 - primeira dose para idosos acima de 60 anos;

No dia 04/05/21 - primeira dose para:

- Portadores de síndrome de Down, acima de 18 anos.

- Doentes renais crônicos em terapia de substituição renal (hemodiálise) maiores de 18 anos.

- Gestantes ou puérperas, acima de 18 anos e com comorbidades presentes nesta lista,

- pessoas entre 55 a 59 anos e com comorbidades presentes nesta lista

- pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BCP), de 55 a 59 anos de idade

𝐈𝐌𝐏𝐑𝐄𝐒𝐂𝐈𝐍𝐃Í𝐕𝐄𝐋 em todos os dias, apresentar a carteirinha de vacinação, o cartão SUS e o comprovante de residência.

No dia 04 de maio, também será necessário levar o atestado ou a prescrição de medicamentos relacionadas à comorbidade.

𝗟𝗜𝗦𝗧𝗔 𝗗𝗘 𝗖𝗢𝗠𝗢𝗥𝗕𝗜𝗗𝗔𝗗𝗘𝗦 - a partir de 04 de maio

• Diabetes: pessoas com diabetes mellitus
  • Pneumopatias crônicas graves: inclui doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos ou internação prévia por crise asmática).
  • Hipertensão Arterial Resistente (HAR): quando a pressão arterial permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou pressão arterial controlada com uso de quatro ou mais anti-hipertensivos.
  • Hipertensão arterial estágio 3: pressão arterial sistólica igual ou maior a 180 e/ou diastólica igual ou superior a 110, independentemente da presença de lesão em órgão-alvo (cérebro, coração, vasos sanguíneos, olhos, rins) ou comorbidade.
  • Hipertensão arterial estágios 1 e 2: com lesão em órgão-alvo (cérebro, coração, vasos sanguíneos, olhos, rins) e/ou comorbidade. Pressão sistólica entre 140 e 179 e/ou diastólica entre 90 e 109 na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.
  • Insuficiência cardíaca: insuficiência com fração de ejeção (capacidade de bombeamento do coração) reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independentemente de classe funcional da New York Heart Association.
  • Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar: cor-pulmonale crônico (problema no ventrículo direito que resulta em distúrbio pulmonar), hipertensão pulmonar primária ou secundária.
  • Cardiopatia hipertensiva: hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo (cérebro, coração, vasos sanguíneos, olhos, rins).
  • Síndromes coronarianas: síndromes crônicas como Angina Pectoris (estreitamento das artérias que levam sangue ao coração) estável, cardiopatia isquêmica, pós-infarto agudo do miocárdio, entre outras.
  • Valvopatias: lesões de válvula cardíaca com repercussão na circulação do sangue, sintomática ou com comprometimento miocárdico.
  • Miocardiopatias e pericardiopatias: de quaisquer causas ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática.
  • Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas: aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos.
  • Arritmias cardíacas: com relevância clínica e/ou cardiopatia associada.
  • Cardiopatia congênita no adulto: com repercussão na circulação do sangue, crises hipoxêmicas (pouco oxigenação), insuficiência cardíaca, arritmias, comprometimento miocárdico.
  • Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados: portadores de próteses de válvula biológicas ou mecânicas; dispositivos cardíacos implantados (marcapasso, cardiodesfibrilador, ressincronizador, assistência circulatória de média ou longa permanência).
  • Doença cerebrovascular: acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular.
  • Doença renal crônica: estágio 3 ou mais e/ou síndrome nefrótica (conjunto de sinais que caracterizam uma doença renal e evolução crônica).
  • Imunossuprimidos: transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente superior a 10 mg ao dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; neoplasias hematológicas.
  • Anemia falciforme: todas as pessoas com a doença.
  • Obesidade mórbida: índice de massa corpórea (IMC) igual ou superior a 40.
  • Cirrose hepática: Child-Pugh (tipo de escore de classificação) A, B ou C.