05 JUL 2021
SAÚDE
Ministério da Saúde amplia vacinação contra a gripe para toda a população brasileira
A campanha de vacinação contra a gripe será ampliada para toda a população brasileira acima dos seis meses de idade. O anúncio foi feito neste sábado (03), pelo Ministério da Saúde, que já comunicou os representantes de estados e municípios do país.

"Campanhas de imunização são prioridade do Ministério da Saúde e resolvemos ampliar a vacinação contra a Influenza para todos os grupos. O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe que também pressionam o nosso sistema de saúde", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

𝗘𝗹𝗱𝗼𝗿𝗮𝗱𝗼 𝗱𝗼 𝗦𝘂𝗹 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗰̧𝗮𝗿𝗮́ 𝗮 𝗮𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝘃𝗮𝗰𝗶𝗻𝗮𝘀 𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗿 𝗱𝗲 𝟬𝟵/𝟬𝟳, 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗨𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗕𝗮́𝘀𝗶𝗰𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝘂́𝗱𝗲, 𝗰𝗼𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗲 𝗼 𝗵𝗼𝗿𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝗺𝗲𝘀𝗺𝗮𝘀.

🛑 𝐏𝐔́𝐁𝐋𝐈𝐂𝐎 𝐏𝐑𝐈𝐎𝐑𝐈𝐓𝐀́𝐑𝐈𝐎

Para quem faz parte do público-alvo e ainda não foi se vacinar, o Ministério da Saúde reforça a importância de se proteger contra a gripe. A escolha dos grupos prioritários considera as pessoas que podem desenvolver formas mais graves da doença e a preocupação é ainda maior no inverno.

Fazem parte dos grupos prioritários: pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

𝐕𝐀𝐂𝐈𝐍𝐀 𝐈𝐍𝐅𝐋𝐔𝐄𝐍𝐙𝐀 𝐄 𝐂𝐎𝐕𝐈𝐃-𝟏𝟗
Como duas campanhas de vacinação da gripe e da Covid-19 estão acontecendo ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é para que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada nos grupos prioritários.

Assim, a população-alvo da vacinação contra gripe e que ainda não recebeu doses contra a Covid-19, deve receber antes a vacina Covid-19 e fazer o agendamento da aplicação da vacina influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

𝐕𝐀𝐂𝐈𝐍𝐄-𝐒𝐄!
Para se vacinar, é simples: vá até um serviço de saúde levando a caderneta de vacinação e um documento com foto, para que os profissionais de saúde localizem o cadastro no sistema de informação. No entanto, não ter a caderneta de vacinação em mãos não é impeditivo para tomar as vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde.

🛑 A população que ainda não estiver pré-cadastrada no SIPNI ou em uma unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) pode apresentar um documento de identificação.
Fonte: Assessoria de Comunicação-ASCOM
Autor: Ministério da Saúde