20 JAN 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Parceria firmada entre o COMDER e a SMAG para resolver a estiagem que vem assolando nosso Município
Na terça-feira, dia 17 de janeiro de 2023, ocorreu a reunião convocada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDER) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura (Smag). O objetivo da reunião foi o de tomar providências em relação a estiagem que afeta diretamente Eldorado do Sul, causando perdas na produção agrícola e também afetando a falta de água para o consumo humano e animal.

Estiveram presentes na reunião, o Vice-prefeito, Ricardo Alves, representantes da Defesa Civil, do Corpo Bombeiros Voluntários, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Eldorado do Sul, da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), da Secretaria do Meio Ambiente (SMAM), a Associação dos Moradores e Amigos do Parque Eldorado e a Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Smast).

Na reunião, foram relatados os problemas que o Município está passando com perdas de lavouras, açudes e tanques secos para água, além de focos de fogos onde os bombeiros, sempre que recebem essa demanda, trabalham, incansavelmente, para realizar a contenção das queimadas. No caso das lavouras, há pequenos agricultores que, durante o ano de 2022, adquiriram dívidas (adesão ao Programa Troca-Troca do Governo do Estado do RS e o FUNDER financiamento municipal) no qual tinha a expectativa de quitá-las com os produtos que a estiagem acabou por destruir.

A Secretaria Municipal de Agricultura já solicitou ao Prefeito em exercício Ricardo Alves o decreto de ”Estado de Emergência por Estiagem” e aguarda laudo técnico Emater/RS para dar seguimento ao tramite junto a Defesa Civil de Eldorado do Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Ascom
Autor: Taphne Moura - Ascom