10 ABR 2014
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Eldorado do Sul receberá caminhão frigorífico

Na última sexta-feira (04) a Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura e da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Eldorado do Sul - APAFES, assinou um contrato do Programa Regionalização do Abastecimento com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.

O projeto, fruto de uma parceria com a APAFES, EMATER e Secretaria da Agricultura desde 2011, foi elaborado pela EMATER e tem como objetivo adquirir um caminhão equipado com câmara fria, que servirá para fortalecer a economia do município por meio do abastecimento de alimentos em escolas e feiras.

Presente no ato, o secretário da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo Elton Scapini destacou a importância de os produtos inicialmente circularem nas próprias regiões onde foram produzidos. “Na área do abastecimento, entendíamos a importância destes grupos organizados fazerem a produção circular os produtos primeiro nas suas regiões e somente depois em centros maiores, justamente para fortalecer a economia local. Captamos recursos do BNDES para 158 entidades beneficiadas no estado, o que possibilita a constituição de um ponto de venda ou então a logística para transporte, que é o caso da Afapes”, comemorou Scapini.

Para o presidente da APAFES, Ronaldo Pino, este incentivo do Governo do Estado motivará ainda mais a comunidade: “Tenho certeza que o caminhão vai ajudar a distribuir nossos produtos para feiras, para merenda escolar, além de facilitar o nosso trabalho e incentivar nosso dia a dia. Estaremos motivados a produzir cada vez mais, para buscar ainda mais renda e facilidade no transporte”, frisou.

O Prefeito Sérgio Munhoz, o Secretário da Agricultura José Cênio Siqueira, o Secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo Ronaldo Franco de Oliveira, o coordenador da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo na região Metropolitana, Rodrigo Sasso e o Vereador Rogério Munhoz participaram do ato.