Não vacile, Vacine!
Transmissão
A raiva é causada pelo vírus rábico, que pode ser transmitido por qualquer mamífero que esteja contaminado, podendo ser cães, gatos, morcegos, bovinos, mamíferos silvestres, entre outros.
Prevenção:
A melhor maneira de prevenir a raiva é a vacinação anual dos animais. Além dos cães e gatos, também devem receber a vacina os animais de rebanho, como cavalos e bovinos. Em casos especiais de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde irá alertar a população. Evite contato direto com animais silvestres.
Tratamento:
A raiva é uma doença que não tem cura! Devido à sua letalidade, especialistas recomendam que em caso de mordedura, arranhadura ou lambedura por animais, o paciente procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima para orientação. Sempre que possível, o animal agressor deve ser observado pro 10 dias e, em caso de apresentar sintomas como inquietação, tendência ao ataque, dificuldade de engolir, paralisia, tendência ao isolamento ou se esconder em locais escuros, o fato deve ser imediatamente comunicado ao Departamento de Vigilância em Saúde.
Mais informações:
Disque 150 - Vigilância da Secretaria Estadual de Saúde
(51) 3499-1028 - Departamento de Vigilância em Saúde de Eldorado do Sul
