O Governo Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente(SMAM) terá o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O projeto visa diminuir a poluição e a degradação ambiental, além de reduzir os custos da coleta de lixo em nossa cidade.
Eldorado do Sul se destaca por ter conseguido iniciar o projeto antes do prazo final estipulado pelo governo federal, estando à frente de muitas cidades. A partir da semana que vem iniciarão as análises e estudos para a elaboração do plano, definindo políticas e prioridades.
A elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos(PGIRS) é uma exigência do Governo Federal aos municípios para que possam acessar os recursos da União destinados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.O prazo para que os municípios elaborem seus planos é até dezembro de 2017 para os municípios com até 50 mil habitantes.
A Secretária do Meio Ambiente Juliana Carvalho informou que os custos para o município relativos à coleta de lixo são muito elevados. "Se esses resíduos forem reaproveitados, podem gerar emprego e renda aos catadores da nossa cidade", afirma a Secretária.
A partir do plano municipal, a coleta seletiva poderá ser implantada no município, além de muitos outros benefícios advindos da preservação do meio ambiente, em consequência da utilização correta dos resíduos sólidos.