21 JAN 2016
Prefeitura de Eldorado do Sul realiza diversos projetos de preservação do meio ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente (SMAM) em parceria com a Prefeitura de Eldorado do Sul conclui mais uma etapa do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Na quarta-feira, 20, a Secretaria de Meio Ambiente (SMAM) realizou mais uma reunião de apresentação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O projeto visa diminuir a poluição, a degradação ambiental e reduzir os custos referentes a coleta de lixo em Eldorado do Sul, além disso, a SMAM realiza diversas ações em prol do bem estar e melhor qualidade de vida da comunidade. Uma dessas ações é o Ecoponto, que combate o descarte irregular de pilhas e baterias, onde todo o material é encaminhado para as empresas responsáveis em realizar o processo de descontaminação e processamento dos resíduos para que retornem ao processo de produção.

Todo o gerador de resíduo é responsável pelo seu descarte final. De acordo com a Lei 12.305/2010 de Política Nacional de Resíduos Sólidos, referente à Logística Reversa, todos os resíduos como pneus, pilhas/baterias e eletrônicos devem ser entregues aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes responsáveis, que darão a destinação ambientalmente adequada. Já o Sistema de Coleta de lixo doméstico é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV). O recolhimento é realizado pelo sistema tradicional com uso de caminhões e funcionários que coletam o resíduo disposto no passeio público (calçada). Conforme a demanda, a realização do serviço segue em cronograma estipulado pela Secretaria para que seja possível atender a todas as localidades.

O lixo doméstico é formado por todo material gerado pelas pessoas dentro de suas residências, constituído principalmente de restos alimentares, embalagens em geral, papéis, vidros, plásticos, metais leves, papel higiênico, produtos de limpeza, entre outros. Entretanto, o descarte do óleo de cozinha deverá ser realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (SMAM), no qual, o cidadão poderá levar até o Ecoponto mais próximo, com o resíduo frio dentro de uma embalagem descartável (garrafa).

Manter a cidade limpa começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença no futuro. Participe dos Ecopontos e separe as pilhas/baterias e óleos de cozinha e leve até o ponto de coleta disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente. Para mais informações acesse o site da Prefeitura de Eldorado do Sul ou entre em contato pelo telefone: (51) 3499-6306.