Na manhã desta quarta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde Eldorado do Sul foi surpreendida com a notícia de que os cinco médicos cubanos, que faziam parte do Programa Mais Médicos Pelo Brasil, deveriam se retirar imediatamente das UBSs de Eldorado do Sul. Após o rompimento do convênio com o governo brasileiro, o Governo de Cuba antecipou a saída dos médicos que estava prevista para o dia 25 de novembro. Essa decisão causou transtornos para os pacientes que tinham agendamentos em quatro Unidades de Saúde.
Desde que recebeu a notícia, a Secretaria de Saúde está tentando repor a carga horária com médicos contratados até que o Ministério da Saúde mande a reposição desses profissionais. Para suprir a ausência em Eldorado do Sul será necessária a contratação de 10 médicos com carga de horária de 20 horas.
As finanças da SMS estão prejudicadas desde 2014, quando o Governo do RS passou a atrasar os repasses do SUS. Desde então, o Município tem arcado com a sua parte e mais a do Estado há muitos meses. De acordo com a secretária de Saúde, Juliana Carvalho, “é importante expor à população o momento em que vivemos e o quanto o município tem se sacrificado financeiramente para dar conta da sua parte, além da parte do Estado e União”.
A previsão é de que os atendimentos sejam normalizados a partir da próxima segunda-feira (26). A Secretaria de Saúde conta com a compreensão de todos e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos através dos telefones (51) 3481.6812 ou (51) 98608.1675