Na última terça-feira (15), a Prefeitura de Eldorado do Sul, através da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (Seplan), realizou uma reunião no auditório da Secretaria de Agricultura com os representantes da Copelmi, empresa responsável pelo “Mina Guaíba”, projeto de mineração de carvão mineral, areia e cascalho, localizado entre os municípios de Eldorado do Sul e Charqueadas.
O “Mina Guaíba” está em processo de licenciamento junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) e prevê a extração de 166 milhões de toneladas de carvão bruto ao longo de 23 anos. Para desenvolver o Projeto, a Copelmi realizou um Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Os resultados estão disponíveis para consulta da população no
site da Copelmi, na Secretaria de Planejamento de Eldorado do Sul e no
site da Fepam.
O empreendimento, caso licenciado, contribuirá para o crescimento da cidade, gerando renda, empregos e oportunidades. Conforme o secretário de Planejamento, Fábio Leal, o objetivo da gestão, após a viabilização da mina, é trabalhar com a possibilidade de criação de um Polo Carboquímico. “Se tivermos esse Polo, nossa receita se multiplicará, então vamos trabalhar para que isso aconteça. Nosso objetivo é fazer com que o crescimento econômico trazido pelo Polo Carboquímico chegue até as comunidades mais carentes”, afirmou o secretário.
Estiveram presentes na reunião o prefeito em exercício, Ricardo Alves; os secretários municipais, Fábio Leal, Gilberto Silva, Lodear Hahn (Dunga), Rodrigo Silveira, João Ferreira e Juliana Carvalho; além de representantes da Procuradoria Jurídica do município, Sinara Oliveira e Juliana Paim. Representando a Copelmi, esteve presente o gerente de Sustentabilidade, Cristiano Weber; Karin Bender, analista Ambiental e Marta Dueñas, representando a Nano BizTools; além membros da Tetra Tech, Camila Sabadin e Valnei Pereira.
Confira aqui os resultados do EIA