23 MAI 2019
Secretaria de Saúde realiza 1ª Jornada de Enfermagem de Eldorado do Sul
Em comemoração à VIII Semana de Enfermagem de Eldorado do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a primeira Jornada de Enfermagem no município. O evento aconteceu com o objetivo de fortalecer as atividades exercidas pelas equipes de enfermagem e reuniu profissionais da área da Saúde no auditório da Secretaria de Agricultura nesta quarta-feira (22).

A Jornada teve como tema central a “Enfermagem na luta pelo SUS que todos queremos”. As palestras tiveram início com a ex-secretária de Saúde de Arroio dos Ratos, assistente especial do Gabinete da secretaria estadual de Saúde e coordenadora regional de Saúde da 2ª CRS, Juçara Teresinha Lopes, que falou sobre a atual conjuntura nacional e estadual nas ações públicas de saúde.

Em seguida, o tema debatido foi “A contextualização das ações de saúde do Estado com municípios”, com a participação de Miriam Rachman (coordenadora Estadual de DST Aids, Saúde Indígena, Saúde Pop Negra, Saúde Prisional, PICS, Saúde Pop de Campos e Cidades) e Amílcar de Paiva (coordenador do Núcleo de Educação Continuada, o Nuresc).

O assunto de stress e suicídio relacionados aos profissionais de Saúde também foi discutido na palestra do psicólogo e doutor em Psicologia Clínica, Milton Cazassa. As atividades foram concluídas com a participação do enfermeiro e presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, que abordou a temática “Coren na busca pela valorização da Enfermagem”.

A Jornada de Enfermagem fortalece, capacita e valoriza ainda mais os profissionais de Saúde do município. O evento foi uma realização da Prefeitura de Eldorado do Sul através da Secretaria Municipal de Saúde.