03 MAR 2021
Com adesão satisfatória dos estudantes, escolas do município iniciam ano letivo com aulas virtuais
Por conta do grave momento da pandemia no Estado, encontros de sala de aula estão sendo realizados pela plataforma Google Meet

Em tempos de pandemia, a educação migrou para as telas. Em Eldorado do Sul, não foi diferente. Nesta segunda-feira (1º), as 19 escolas municipais iniciaram as aulas online por meio da plataforma Google Meet, sistema tecnológico utilizado pela Prefeitura para dar acesso virtual aos conteúdos de sala de aula.

De acordo com diretores das instituições de ensino, a adesão dos estudantes é avaliada como satisfatória, Segundo os educadores, há casos pontuais de falta de acesso à internet ou dificuldade de manuseio da plataforma, para os quais são buscadas soluções de forma individual.

Por conta da vigência da bandeira preta, as aulas estão sendo ministradas 100% no formato online. Para evitar o risco de contágio do novo coronavírus, os plantões de apoio pedagógico também estão suspensos. Neste contexto de distanciamento social, a padronização do atendimento online à comunidade escolar tornou-se um desafio para as escolas e para a gestão municipal.

Ferramentas virtuais vieram para ficar

“A pandemia acelerou nosso processo de transição para o ensino virtual. Hoje, podemos afirmar que essa ferramenta online veio para ficar e será uma aliada importante dos professores  Sem dúvida, nada substitui o convívio presencial e a troca concreta entre educador e estudante. Mas podemos afirmar que Eldorado soube enfrentar esse desafio e se adaptou muito bem às ferramentas virtuais”, avalia Gelson Santos, secretário da Educação do município.

Além dos encontros virtuais, os professores postam regularmente novas atividades por meio da plataforma Google Classroom. As publicações são mais uma forma de aproximar o aluno da ferramenta virtual, além de auxiliar no processo pedagógico de aprendizado. Atualmente, somando as matrículas de Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), o município tem mais de 6 mil alunos.

Fonte: SMEC