14 DEZ 2022
Projeto do dique de contenção que pretende acabar com as enchentes em Eldorado recebe Licença Prévia
Prefeitura recebeu o documento em reunião com a Metroplan nesta quarta-feira (14)
 Na manhã desta terça-feira, dia 14 de dezembro, aconteceu uma reunião no Gabinete do Vice-prefeito, Ricardo Alves, com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), para tratar sobre a construção do dique de contenção de cheias. Na reunião, esteve presente o Diretor do Departamento de Incentivo ao Desenvolvimento Metropolitano e Regional (DIRID), Daniel Leite, a Chefe de Departamento, Gabriela Goldani e o Engenheiro Civil, Élvio Pitrosky. Também estiverem presentes, num segundo momento da reunião, o Prefeito de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas Gonçalves e os Vereadores, Fábio Leal, Daiane Gonçalves, Juliano Soares e Rogerio Munhoz.

Historicamente a cidade de Eldorado do Sul sofre com enchentes, principalmente nos bairros Cidade Verde, Chácara, Vila da Paz e Itaí. A Prefeitura de Eldorado do Sul informa que o dique já está com a licença ambiental emitida, partindo agora para o projeto de engenharia da construção, que sairá no próximo ano.
Em 2012 foi cadastrado junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um pedido de recursos para realização dos estudos necessários para a solução do problema das enchentes na nossa cidade, através da construção de um Dique de Contenção de Cheias.
Em março de 2013, o município de Eldorado do Sul foi contemplado com o valor de R$ 5 milhões para fazer os estudos, o licenciamento ambiental e a elaboração de projeto. Na primeira fase dos estudos, foi realizado todo o diagnóstico da situação e ficou definido que a única forma de resolver esse conflito é através da construção de um dique de contenção.

Após a conclusão dos estudos, foi contratado o licenciamento ambiental, que está sendo finalizado hoje (14 de dezembro). Com o licenciamento ambiental, foram realizados o estudo e o relatório de impacto ambiental, que foram apresentados junto a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPLAN), responsável pela emissão do licenciamento que liberou a primeira licença prévia.
Com a licença prévia é possível contratar o projeto arquitetônico que irá definir a altura e o tipo de dique que será construído, onde será a casa de bombas e outras questões técnicas. Esse recurso de R$ 5 milhões foi destinado a Metroplan, órgão Estadual que fará toda a contratação e pagamento do recurso Federal para as empresas contratadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Ascom
Autor: Taphne Moura - Ascom