11 JUL 2023
DEFESA CIVIL
BOLETIM INFORMATIVO CASA MILITAR/DEFESA CIVIL
Temporais, chuvas volumosas e risco de inundação.
Na terça-feira (11), a atuação de uma área de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade da Amazônia, intensificará as instabilidades na metade Norte do Rio Grande do Sul. Entre o Noroeste, Norte e o Nordeste gaúcho, há risco de temporais isolados, acompanhados de chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. São esperados acumulados entre 40 e 60 mm/dia, podendo chegar pontualmente aos 75 mm/dia na região Norte, devido às chuvas persistentes.

Na quarta-feira (12), com o sistema baixa pressão se intensificando e avançando em direção ao Rio Grande do Sul, as chuvas ganham força em praticamente todas as regiões, sendo persistentes e com forte intensidade. Há risco de volumes em torno dos 60 aos 100 mm/dia na metade Norte do Estado, devendo chegar aos 150 mm/dia, pontualmente. São esperados transtornos associados, como deslizamentos, queda de barreiras e enxurradas. Também há condições para temporais acompanhados de eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 70 e 90 km/h, isoladamente. Ao longo do dia, os ventos ganham força no Litoral deixando o mar agitado e com risco de ressaca.

Na quinta-feira (13), com a formação de um ciclone extratropical, há risco de temporais com chuvas fortes sobre o Norte, Nordeste, Centro, Sul e Leste do Rio Grande do Sul. As rajadas de vento variam entre 80 e 110 km/h, mantendo o mar agitado e com ressaca marítima. As chuvas constantes, favorecerão acumulados em torno dos 45 e 60 mm/dia.

Tendência: Na sexta-feira (14), o avanço do ciclone para o mar tende a favorecer o tempo estável sobre boa parte do Estado. Contudo, segue a condição de chuva sobre a Região Metropolitana e Leste gaúcho, com acumulados entre 20 e 35 mm/dia. Os ventos variam de 40 a 65 km/h no Litoral gaúcho e mantêm o mar agitado com ressaca marítima.

AS CONDIÇÕES SÃO DE ALERTA PARA ESSE EVENTO. Ao final da semana os acumulados poderão variar entre 130 e 180 mm, podendo chegar aos 250 mm pontualmente. Além disso, o RISCO É ALTO para temporais com queda de granizo, ou seja, condições para tempo severo. Com a formação do ciclone teremos rajadas de ventos intensas de até 110 km/h.

Fonte: Defesa Civil
Autor: Defesa Civil