23 ABR 2024
Confira como foi o do "Dia do Churrasco e do Chimarrão"
No evento, o Prefeito Ernani Gonçalves anunciou a indicação da área onde será construído o Parque Municipal de Eventos.
 No dia 21 de abril, a Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul através da SMEC, promoveu o Dia do churrasco e do Chimarrão. O evento ocorreu na Praça Fabrício Corrêa Borges com o apoio da  Câmara de Vereadores, Apesul, CTG Porteira da Tradição, Associação Vinte de setembro e os Piquetes Tradicionalista de Eldorado do Sul, reunindo famílias e amigos no local. A ação celebrou a cultura gaúcha com shows, churrasco e uma cavalgada conduzida pelo Secretário de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, Gelson Antunes.

Após a cavalgada, o Prefeito, Ernani Gonçalves, fez o anúncio de onde será construído o Parque Municipal de Eventos e propôs também, que seja criada uma associação dos Tradicionalistas, juntamente com o Poder Público para a administração do Parque.

Durante o evento, estiveram presentes o Prefeito, Ernani Gonçalves, a Presidente da Câmara dos Vereadores, Daiane Gonçalves, o Secretário de Educação, Gélson Antunes, o Secretário de Transporte, Dionatas Carpinski , o Secretário de Obras e Viação, Hermeto Ramires, a Secretária da Fazenda, Scheila Oruoski, o Vereador, Paulo Ricardo (banana), o Secretário de Administração, Rodrigo Silveira, o Secretário de Habitação, João Ferreira, o Vereador, Juliano Soares, a Secretária de Assistência Social e Trabalho, Neusa Gonçalves e o Diretor de Cultura, Vilson Larocca.

"O Dia do Churrasco e do Chimarrão foi uma celebração marcante das tradições gaúchas, ressaltando a importância de preservar nossa cultura." Destaca o Secretário de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, Gelson Antunes.

Durante a tarde, houve competições de laço com os seguintes vencedores: Laço piá - 1º lugar: Pablo (PQT Costaneira), 2º lugar: Bryan (CTG Porteira); Laço prenda mirim - 1º lugar: Letícia (PQT Laços da Tradição), 2º lugar: Valentina (PQT Alma Campeira); Laço prenda adulta - 1º lugar: Cassiane (CTG Porteira), 2º lugar: Júlia (PQT Trincheira do Livramento); Laço xirú - 1º lugar: Moacir (CTG Porteira), 2º lugar: Flávio (PQT Unidos pela Tradição); Laço adulto - 1º lugar: Lucas Carrerinha (PQT Progresso Costaneira), 2º lugar: Cassiano (CTG Porteira). Após as premiações, foi sugerido homenagear Jocelaine Martins, sócia do Piquete Tradicionalista Progresso Costaneira, que faleceu no dia 15 de abril, colocando seu nome na cancha de bocha do bairro Costaneira.

O evento contou também com uma proposta cultural conduzida por apresentações de música dos artistas, Mel Borges e Antônio Benitez, Dudu & Cordiona, Giordano Rossini, Vladi Mattos, Rogério Ferrão, Invernada Xirú ( CTG Porteira da Tradição), Grupo Nu Capricho e finalizando a noite com um divertido baile conduzido pelo Grupo Eco do Pampa, que nos seus vinte anos de carreira vem trazendo tradicionalismo diversão e muita música regional de qualidade.
Autor: Vitória Lidiane - Ascom
Dia do churrasco e do chimarrão