Para acessar o Decreto referente à situação de emergência, clique no link abaixo:
Na tarde desta quarta-feira, 1 de maio, a Prefeitura de Eldorado do Sul decretou situação de emergência em todo o município devido às recentes inundações e chuvas torrenciais que têm assolado a região.
A intensa precipitação de chuva resultou em uma situação de emergência no Distrito Parque Eldorado. O transbordamento do açude do Clube local, somado às cheias nos arroios que deságuam no Ponche Verde, deixou diversas residências e infraestrutura comprometidas. O Distrito do Bom Retiro e o Assentamento Almirante Tamandaré também foram impactados pelo aumento do nível das águas desse mesmo açude. A Defesa Civil alerta que os bairros Itaí, Sol Nascente, Cidade Verde, Picada, Chácara, Vila da Paz e Sans Souci também correm alto risco de inundação nas próximas horas, devido a elevação do nível das águas do Rio Jacuí e do Guaíba.
Em resposta a essa crise, a Administração Municipal mobilizou todas as suas forças, convocando voluntários da Defesa Civil e autorizando a coordenação de todos os órgãos municipais para atuarem, conjuntamente, na resposta ao desastre e na subsequente reabilitação e reconstrução.
Desde a manhã de terça-feira, equipes da Defesa Civil estão atuando, incansavelmente, para ajudar os moradores e implementar medidas de precaução. Até o momento, 160 pessoas foram desalojadas, com 50 pessoas abrigadas no ginásio da EMEF Octávio Gomes, sendo 10 da comunidade indígena e 40 moradores do Parque Eldorado (Ponche Verde).
A base operacional da Defesa Civil está centralizada na Prefeitura Municipal, com agentes distribuídos, estrategicamente, para atender às necessidades mais urgentes nas áreas de risco. Serviços essenciais, como remoção segura de pessoas em risco e distribuição de lonas para proteger móveis, estão sendo fornecidos.
Para assistência imediata, os moradores podem entrar em contato com os seguintes números:
📞 (51) 9 8595-1460
📞 (51) 9 8595-1493