21 JUN 2013
Representantes da Administração Municipal conversam com a comunidade do Parque Eldorado

Na manhã da última quarta-feira, dia 19, uma comissão formada pelo Procurador Geral do Município, o Prefeito Sérgio Munhoz, a Secretária da Saúde e o Secretário da Habitação, esteve no Distrito do Parque Eldorado para conversar com a comunidade. Esse diálogo aconteceu com a presença do Defensor Público Marcelo.

Representantes das seguintes entidades: Amedes, Amape, Acopel e Rotary e também, da comunidade, se fizeram presentes na Subprefeitura do Parque para destacar alguns problemas que vem enfrentando. Dentre as reclamações da comunidade, prevaleceram: a necessidade de ter médicos diariamente no Posto de Saúde do Parque Eldorado, a dificuldade de conseguir “fichas/agenda” para as consultas e também, a construção de uma rede de água potável no Distrito.

Com base nesses questionamentos da comunidade, a Secretária da Saúde, Liege Ferrari, informou que apartir do dia 1º de Julho de 2013, haverá mais uma médica (Clínica Geral) atendendo no Posto do Parque, ou seja, a comunidade terá atendimento médico diariamente no local. Ela salientou que existe uma agenda para marcações de consultas, a qual é aberta sempre no dia 20 de cada mês, para o mês seguinte, e caso haja disponibilidade de horários poderá ser agendada ainda para o mês corrente.

Outro fator destacado pela Secretária da Saúde, é com relação a realização de exames. Ela enfatizou que todos os exames que forem solicitados pelos médicos serão realizados, não existindo uma cota mensal de exames.

Com relação a construção da rede de água potável, o Secretário da Habitação, Paulo Garcia, informou que o projeto foi elaborado pela equipe da Secretaria e fornecido para a Corsan e, agora, depende do cronograma da Corsan para que as obras seja iniciadas.

Na ocasião, a Sra Carmen, representando a AMEDES – Associação de Mães de excepcionais de Eldorado do Sul, mencionou a necessidade de atendimento adequado para as crianças/jovens e adultos que sejam portadores de algum tipo de deficiência e residam no Parque Eldorado.

Com relação a solicitação da Carmen – AMEDES, ficou acordado que a mesma irá fazer um cadastro (nome, telefone, tipo de deficiência, medicamentos/cuidados que cada um necessita). Esse cadastro será entregue para o Defensor Público até o dia 27 de junho e, no início do mês de julho, essas pessoas farão uma avaliação médica que deverá apontar qual é a necessidade de cada um desses cidadãos.

Assim que estiver concluído o cadastro com o laudo médico, o relatório será entregue para a Secretaria da Saúde que deverá disponibilizar o atendimento e medicamentos adequados para cada paciente.

O prefeito Sérgio Munhoz fez uma avaliação positiva deste encontro, segundo ele, a participação da comunidade foi importante para diagnosticar a real situção do Distrito do Parque Eldorado.

No dia 03 de julho, acontecerá uma nova reunião na Subprefeitura do Parque Eldorado, onde serão verificados pelo Defensor Público se os prazos citados anteriomente foram e estão sendo cumpridos.