08 JUL 2013
Programa de Prevenção à Violência (PPV) reinicia atividades em Eldorado do Sul

Na manhã da última quarta-feira, dia 03, o Programa de Prevenção à Violência (PPV) reuniu representantes do Executivo, Legislativo, Associações, Entidades Civis, Escolas, Brigada Militar e Polícia Civil, retomando assim suas atividades. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal da Agricultura.

Com o intuito de somar forças e buscar alternativas para a diminuição dos índices de violência no município, o Coordenador do Programa, o Vice-Prefeito Domingos Sávio Salvador, o “Savinho”, deu início à reunião apresentando os objetivos à comunidade.

Entre os assuntos abordados pelos participantes, a violência nas escolas foi apontado como o mais preocupante, sendo ele o foco do Programa já em suas primeiras ações.

Na próxima quinta-feira, dia 18 de julho, às 09h, no auditório da Secretaria de Agricultura será definido o Comitê do PPV, composto por órgãos e entidades da sociedade, que tem como missão colaborar e acompanhar a execução das ações.

O que é o PPV?

O Programa de Prevenção à Violência foi instituído em Eldorado do Sul em 2009 e está sendo desenvolvido através da ação do Grupo Técnico Gestor Municipal (GTGM), composto por servidores de diversas Secretarias e é viabilizado através do Comitê do PPV, formado por órgãos e entidades que manifestaram interesse no Programa. É importante ressaltar que o Comitê está aberto a novas adesões.

O PPV tem como objetivo formar uma rede composta por entidades e representações da sociedade civil para a definição de regiões prioritárias e para o desenvolvimento do plano de ações relacionadas à educação, saúde e lazer, destinadas à minimização de casos de violência.

Diagnóstico e Plano de Ações

O Diagnóstico Situacional da Violência está sendo realizado e posteriormente será apresentado à comunidade em Audiência Pública. No Diagnóstico serão apontadas informações que retratam a violência praticada em cada bairro da cidade, de acordo com dados fornecidos por diversas instituições.

Com base neste levantamento, será elaborado o Plano de Ações onde serão elencados os projetos e as atividades destinados à diminuição dos índices de violência em Eldorado do Sul.

Comitê Municipal

O Comitê é integrado pelo GTGM (Grupo Técnico Gestor Municipal – composto por servidores das Secretarias Municipais) e por autoridades e representantes de entidades e organizações. Tem como finalidade articular os esforços da sociedade civil e do governo municipal para a promoção de ações de prevenção, expressas no Plano de Ações, que está sendo elaborado com base no Diagnóstico Situacional da Violência.

Entidades que queiram participar podem entrar em contato através do e-mail ppv@eldorado.rs.gov.br.