22 SET 2010
OBRAS PÚBLICAS
Caminhada para um Trânsito Seguro reúne autoridades, entidades, servidores e alunos de escolas do Município.

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito e o Comitê Municipal de Prevenção da Violência realizaram no dia 22 de setembro de 2010 a Caminhada para um Trânsito Seguro. Com partida às 9h da Escola Luiza Maria Binfaré César, a Caminhada percorreu várias ruas do centro da cidade até à Av. Emancipação, com chegada na Praça Central. Todo o percurso foi acompanhado pela Banda da Escola Luiza Maria Binfaré, e teve passagem pela Avenida A, Rua Airton Senna, Rua Laguna e Rua Lajeado.

Participaram integrantes do Comitê Municipal de Prevenção da Violência, o presidente do Comitê, João Moura, representantes das entidades ABCEPACKES, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Associação dos Moradores do Parque Eldorado (AMPAPE), APAE, Associação dos Amigos da Criança Eldoradense, Grupo de Escoteiros, Bombeiros Voluntários, servidores municipais e alunos da APAE e do Projeto Trânsito Seguro (escolas Luiza Maria Binfaré César, David Riegel Neto, Nossa Senhora Medianeira e Cônego E. Mees). A Caminhada também contou com a presença de diversas autoridades do Município, como o Vice-Prefeito João Carlos Vieira,  Secretário de Transportes e Trânsito, Vanderlan Gonçalves, Secretário de Saúde, José Carlos Souza da Silva, Secretária de Assistência Social e Trabalho, Neusa Gonçalves, o Secretário de Agricultura, Sergio Munhoz, o Sub-Prefeito do Parque Eldorado e os Vereadores Rogério Munhoz e Domingos Sávio Salvador.
        A ação é alusiva à Semana Nacional do Trânsito e objetivou a sensibilização da comunidade para a importância da conscientização de cada cidadão para o trânsito seguro. Durante a caminhada também foi distribuído à comunidade um folder para divulgação do Programa de Prevenção da Violência e do Projeto Trânsito Seguro.

Projeto Trânsito Seguro

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito está lançando o Projeto Trânsito Seguro, que dá continuidade às ações voltadas para a Educação no Trânsito. Através desta iniciativa, os alunos das escolas municipais estão recebendo informações que objetivam a conscientização sobre regras e condutas adequadas para garantir a segurança de pedestres e condutores.
        Mas o Projeto não pára por aí. É preciso que toda a comunidade adote esta idéia e respeite as normas de segurança no trânsito. Somente assim a nossa cidade poderá diminuir os índices de acidentes e de óbitos causados pela violência das colisões.
        Trânsito Seguro é responsabilidade de todos e de cada cidadão!

Aspectos peculiares do Trânsito em Eldorado do Sul

Eldorado do sul tem características peculiares por ser um município cortado por duas rodovias e uma estrada municipal, sendo que a BR290 e a BR116 possuem grande fluxo de veículos leves e pesados, por ligarem a região sul à região norte do Estado.
        Como o Município é cortado por estas vias, é freqüente o trânsito de moradores atravessando a estrada para cruzar de um lado ao outro da cidade
         Também a Estrada do Conde apresenta intenso movimento por constituir-se em uma rota alternativa para o desvio da praça de pedágio, além de ligar nosso município à Guaíba.
         Desta forma, com grande freqüência ocorrem acidentes de diferentes graus e muitos são seguidos de morte.
        Devido a estes aspectos, há uma preocupação constante em promover ações que visem a educação no trânsito e conscientização dos munícipes sobre a importância de respeitarem as normas de circulação e conduta no trânsito.

Vias mais perigosas

De acordo com dados apresentados Grupo Técnico Gestor Municipal do Programa de Prevenção da Violência, as principais vias que apresentam os maiores índices de acidentes no Município estão elencadas na tabela abaixo:

Locais com maior incidência de acidentes de trânsito
 Bairro
 Localidade