24 ABR 2015
Prefeito Sérgio Munhoz cobra recursos para Eldorado do Sul

O Prefeito Sérgio Munhoz viajou na última terça-feira, 14 e 15, à Brasília com o objetivo de tratar das liberações dos projetos já aprovados e buscar mais recursos para o Município. O prefeito foi acompanhado do Presidente da Câmara de Vereadores, João Ferreira (PDT) e o Vice-Presidente da Câmara, João Francisco Cardoso (PT). A busca por novos recursos foi a principal pauta nas reuniões com os Deputados Federais da bancada Gaúcha. As demandas do Município foram explicitadas aos parlamentares, que prometeram atenção a Eldorado do Sul e acenaram com a possibilidade de recursos de emenda.

A preocupação com o Decreto 8.407/15, da Presidência da República, que bloqueia todos os empenhos dos recursos federais para obras levou o Prefeito e Vereadores até o Ministério da Cultura, onde foi cobrado que tais projetos possam sair do papel e virar realidade. O Projeto da Praça Fabrício Correa Borges, onde há a intenção de se construir um Centro Cultural, está com projeto e documentações encaminhadas, aguardando a análise do Ministério. O Projeto de Aquisição de Bens para o Ginásio do Município também está na mesma situação. O pedido é de que a análise seja efetuada rapidamente, para impedir que o Município perca o recurso.

O Prefeito também cumpriu agenda na ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres, onde protocolou a necessidade de melhorias na rótula de entrada do Município. Com o crescente aumento do trafego de veículo há a necessidade de adaptação da rótula com a construção de uma nova pista para os veículos. Também foi solicitada a construção de um novo viaduto na BR 290, entre os Km 108 e 109, bem como, a iluminação em novos pontos da via.

Participando de uma comitiva de Prefeitos, promovida pela Famurs, o Prefeito também participou de uma audiência com a superintendência do FNDE, onde foram abordados os atrasos nos repasses dos programas do Ministério da Educação. As creches infantis também foram pauta do encontro. Eldorado do Sul está com as obras paralisadas devido à falta de repasse, que é a preocupação de inúmeros Municípios gaúchos. Além do atraso em dois programas: Mais Educação e Escola Aberta.

Na quarta-feira, 15, o Prefeito Sérgio Munhoz participou de uma reunião com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, promovida pela Famurs. O encontro teve por objetivo revindicar a transferência dos recursos federais do programa Pró-Transporte para o investimento em Mobilidade Urbana. Eldorado do Sul teve o projeto aprovado em R$ 1.700.000,00. Na ocasião, Munhoz defendeu a necessidade da duplicação da Estrada do Conde e protocolou, junto com o Prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, um ofício pedindo celeridade ao projeto, que foi anunciado pela Presidente Dilma, no último ano.

"Os recursos federais que já estavam aprovados para os Municípios não podem simplesmente ser cancelados. Nós temos consciência que o País atravessa um momento de forte crise financeira, mas os Municípios não podem ser penalizados. Não podemos pagar esta conta! Hoje, os Municípios estão ficando inviabilizados financeiramente”, afirma o Prefeito Sérgio Munhoz.