Na manhã da última quinta (23), o Prefeito Sérgio Munhoz esteve presente na reunião-almoço organizada pela Associação do Comércio e Indústria de Eldorado do Sul – ACIDESUL. Também participaram da ocasião Ana Pellini, Secretária Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul e o Presidente da Câmara de Vereadores, João Ferreira.
O encontro ocorreu no Restaurante Himalaia e teve como pauta aZona de Amortecimento do Plano de Manejo do Parque Estadual Delta do Jacuí e reuniu um público, composto por empresários, técnicos de diversos segmentos e de representantes das prefeituras e do Governo do Estado. O Parque Estadual do Delta do Jacuí possui mais de 14 mil hectares e está dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Jacuí. O território, de 22 mil hectares, fica compreendido entre os municípios de Triunfo, Charqueadas, Canoas, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul, Guaíba e Porto Alegre.
O Prefeito Sérgio Munhoz discursou, para um público de 50 pessoas, sobre a importância do debate deste projeto, que implica diretamente no desenvolvimento do município: “ Estamos contentes pela forma que está sendo conduzido o debate através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Governo Municipal. Eldorado do Sul tem uma situação muito peculiar, pela proximidade junto ao Parque Delta do Jacuí. Cabe ressaltar que não podemos prejudicar o Parque Estadual Delta do Jacuí e também a comunidade de Eldorado do Sul. O município tem um potencial enorme de crescimento. A cidade precisar crescer, no entanto, sem prejudicar o meio ambiente”, enfatizou o prefeito.
Uma das questões definidas, foi a formação de uma equipe de trabalho para discutir o Plano de Manejo, a qual será formada por autoridades do município de Eldorado de Sul e técnicos da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
A secretária Ana Pellini informou que o Plano de Manejo é um documento vivo e sempre pode sofrer atualizações, desde que sejam observados os objetivos de conservação da unidade. A secretária adjunta destacou que a delimitação da zona de amortecimento que protege o parque não é limitadora para o desenvolvimento do município, pois estabelece regras já explicitadas no Plano de Manejo, as quais são muito claras e visam proteger das ameaças aos objetivos de conservação identificados na elaboração do Plano.
O projeto homologado e aprovado pelo SEMA, através da Portaria nº62/14, publicada no Diário Oficial em 04 de novembro do ano passado, implica na criação de uma Zona de Amortecimento, além da Área de Proteção Ambiental (APA) já existente, situação que pode comprometer o crescimento social e econômico da cidade.