05 MAI 2015
Campanha de vacinação contra gripe

A Prefeitura de Eldorado do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza  a campanha de vacinação contra a gripe nas Unidades Básica de Saúde(UBS) e na rede de  Estratégia de Saúde da Família (ESF) . Além de imunizar a população contra a Gripe H1N1, a vacina também protege contra outros dois tipos do vírus Influenza - A (H3N2) e B. A campanha de vacinação vai até o dia 22 de maio.

A dose estará disponível na rede pública para bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, pessoas com doenças crônicas e os profissionais de saúde. A vacinação contra a influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves, como a pneumonia. A meta para esse ano é vacinar pelo menos 80% da população alvo.

- Locais de vacinação até o dia 22 de maio: ESF Sans Souci, ESF Progresso, UBS Distrito, UBS Bom Retiro, UBS Cidade Verde.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a vacina não causa a gripe em quem realizar a vacina, já que é composta apenas de partículas do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção. Comumente conhecida como gripe, a influenza é uma doença viral aguda, geralmente benigna.

Os sintomas frequentes são os seguintes:  febre, calafrios, tremores, dor de cabeça e mialgia, além dos sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta e coriza. A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. Algumas pessoas, como idosos, crianças mais novas, gestantes e debilitadas possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A melhor maneira de prevenir é realizando a vacinação.  Importante levar a carteira de vacinação.

Dia D

No dia 9 (sábado) as unidades de saúde farão o Dia D, com o objetivo de vacinar o maior número de pessoas e também aquelas que não disponibilizam tempo durante os dias da semana.

Locais de vacinação no Dia D:
ESF Sans Souci, ESF Progresso, UBS Distrito, UBS Cidade Verde e UBS Picada