05 JUN 2015
Cavalgada em comemoração aos 27 anos de Eldorado do Sul é cancelada devido caso de Mormo no RS

A 27° edição da Cavalgada de Aniversário de Eldorado do Sul, que seria realizada neste domingo, dia 07 de junho, foi cancelada por motivos de segurança. Um caso de Mormo equino foi confirmado no município de Rolante/RS. O Mormo é uma doença infectocontagiosa grave e pode ser transmitida ao homem.

Tendo em vista a instrução normativa 24 que informa que os eventos com equídeos serão permitidos somente mediante a apresentação de resultado negativo para o teste de “mormo”, doença infecciosa causada por uma bactéria e que poderia ser transmitida ao homem. De acordo com a norma, os eventos com cavalos, pôneis ou burros podem ser realizados desde que os proprietários dos animais apresentem o resultado negativo para o teste de “mormo”, dentro do prazo de validade.

Para o trânsito de equídeos, no Rio Grande do Sul, passa a ser obrigatória a apresentação de exame negativo para “Mormo”, cuja colheita de material deverá ser realizada por médico veterinário autônomo e o material encaminhado aos laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura.

A Cavalgada não tem previsões para nova data.

Nota de esclarecimento sobre ocorrência de Mormo no Estado do RS

Fonte: Departamento de Defesa Agropecuária

Tendo em vista a detecção de um equino positivo para Mormo no município de Rolante, no Rio Grande do Sul, a Coordenação Estadual do Programa Nacional de Sanidade de Equídeos, da Divisão de Defesa Sanitária Animal do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), com objetivo de sanear o foco e impedir a disseminação da enfermidade, está adotando as medidas de defesa sanitária animal em consonância com as ações de prevenção e controle de Mormo, previstas na Instrução Normativa nº 024 de 05/04/2004, publicada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Mormo é uma enfermidade de equídeos que causa febre, úlceras na mucosa nasal, descarga nasal purulenta ou sanguinolenta, abscessos nos linfonodos e dispnéia. É uma das doenças de Notificação Obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial conforme a Instrução Normativa/MAPA nº 50 de 24/09/13, doença infecciosa que acomete equídeos e trata-se de importante zoonose. Portanto, toda suspeita de mormo deve ser notificada imediatamente a SEAP, através de suas Inspetorias de Defesa Agropecuária para que sejam adotadas as medidas sanitárias pertinentes.

Em caso de dúvidas o produtor ou criador pode consultar a IDA de seu município, a lista com as IVZ responsáveis pelos municípios com telefone e endereço está disponível no site da Secretaria da Agricultura e Pecuária. (http://www.agricultura.rs.gov.br/lista/743/Endere%C3%A7os_de_Regionais_e_IVZ%27s).