19 JUN 2015
Eldorado do Sul sedia a 4º Etapa do Circuito da Integração de Canoagem na programação de 27 anos de aniversário do munic

Nas comemorações dos 27 anos da Emancipação Político Administrativa de Eldorado do Sul , o Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo com a organização da ACARES – Associação Comunitária Amigos do Remo de Eldorado do Sul, realizou, neste domingo, 14/06, no Balneário da Sans Souci, a  4º Etapa do Circuito da Integração de Canoagem.

Os canoístas foram divididos em diversas categorias de acordo com a faixa etária de cada atleta, as categorias contempladas foram: até 12 anos, entre 13 e 14 anos, entre 17 e 18 anos, entre 19 e 34 anos, acima de 35 anos e idade livre. Além dos atletas do município de Eldorado do Sul, participaram diversas equipes provenientes de várias cidades do Rio Grande do Sul como de São Sebastião do Caí, São Leopoldo, Guaíba e do município de Santa Tereza. Os canoístas percorreram um trajeto de 200m, após a largada os competidores seguiram até o ponto estabelecido com bóias delimitadas ao longo do Rio ,retornando em seguida ao ponto inicial na margem do Balneário.

O Prefeito de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz, acompanhou de perto a manhã e a tarde de competições s das equipes presentes. A Etapa foi a última dentro da série de competições realizadas ao longo de 2015. As demais etapas anteriores aconteceram em São Sebastião do Caí e na cidade de Tramandaí.

Um momento muito especial marcou o dia de competições do Circuito de Canoagem: uma remada comemorativa de um fato que marcou a história do remo no Estado do Rio Grande do Sul. Há 50 anos, em 1965, uma guarnição estreante do Grêmio Porto Alegrense, formada pelos remadores Erony Bitencourt Dias, Pedro Lemos, Nelci Gomes Pereira, João Lemos e Aldomiro Bittencourt venceram, de forma inusitada, a prova “Honra Centenário Bromberg”, na tradicional Raia dos Navegantes. Aos 750m da prova de 1000m, um dos quatro remos quebra a pá, e mesmo sem poder contar com a força de um dos remadores, a guarnição estreante manteve o ritmo até o final e venceu a prova com larga vantagem sobre os adversários, que reuniam naquela prova a elite do remo gaúcho, numa época que esse esporte era tão valorizado no país quanto o futebol.

A ACARES recebeu do Clube de Regatas Vasco da Gama, de Porto Alegre, um barco igual ao utilizado naquela época, todo de madeira, e após meses de árduo trabalho de restauração, colocou o famoso GIG novamente na água. Para fazer a remada de estreia do barco histórico foram convidados os atletas que conseguiram essa façanha em 1965, que aceitaram e voltaram a remar juntos, com toda a elegância proporcionada pelas calmas águas do balneário da Sans Souci. Foram apenas alguns minutos, mas carregados de nostalgia e emoção para os veteranos atletas, familiares e visitantes que acompanhavam as competições neste domingo de festa para o remo gaúcho.

A apresentação do barco histórico marca o início de uma nova fase do remo na associação, incentivando os jovens de Eldorado para a prática desse esporte, de forma totalmente gratuita. Para participar, basta visitar o clube aos sábados pela manhã e conversar com o pessoal da ACARES.

Cleusa dos Santos,  mãe dos atletas do Clube de Guaíba, Thiago dos Santos e Marcus dos Santos, acompanhou cada momento da etapa na torcida pela participação de seus filhos: “fico muito orgulhosa, mas nervosa, pois a cada competição fico na torcida para que eles possam vencer cada edição”.

Marcos Fagundes, Presidente da ACARES, relatou que um dos objetivos da 4º Etapa do Circuito da Integração de Canoagem foi trazer diversos atletas da região sul para participar do evento em comemoração aos 27 anos do aniversário do município. Marcus também ressaltou que a ACARES está iniciando a prática de remo, uma categoria que até então só é desenvolvida nos times de Porto Alegre.

O atleta destaca da Etapa de Canoagem foi Lucas Gil Dessimão, de apenas 19 anos, integrante da Associação Comunitária Amigos do Remo de Eldorado do Sul/RS (ACARES). O atleta faz parte da categoria olímpica, que compreende canoístas de 19 à 35 anos. Lucas Gil possui um histórico de grandes conquistas e possui 10 vitórias compreendidas em diversos tipos de embarcações. Atleta eldoradense foi consagrado campeão brasileiro em 2014 em Curitiba e vice-campeão brasileiro em São Paulo no ano de 2013. Atualmente, participa de um trabalho intenso para poder fazer parte da equipe de canoagem dos Jogos Olímpicos e conseguir uma posição em um barco de equipe. Lucas Gil também já esteve presente na concentração junto com a equipe da Seleção Brasileira de Canoagem durante três anos intercalados.  “Representar a Acares e Eldorado do Sul é sentimento gratificante por poder trazer o reconhecimento para o meu Clube”’, declarou o Lucas Gil.

Técnico da Equipe Asteca - Associação Trescoroense de Canoagem, comentou que a participação na 4º Etapa do Circuito da Integração de Canoagem é de suma importância, pois é uma oportunidade de preparação para a prova do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem,  que acontece em agosto, em Curitiba.

O Prefeito Municipal realizou a entrega da premiação para os três primeiros colocados de cada categoria, as equipes também foram premiadas com troféus. Confira abaixo a relação dos vencedores:

Resultados CINTEGRA (Circuito da Integração) 4º Etapa Eldorado do Sul 2015
Resultados Canoagem:

K-1 Infantil Masculino 200m ( até 12 anos)

1º Saimon Carvalho – ALECa (São Leopoldo)
2º Murilo Gomes – GAC (Guaíba)
3º Éric Bongiorno – ASTECAN (Santa Tereza)

K-1 Menor Masculino 200m ( entre 13 e 14 anos)

1º Vinicius Moretti – ASTECAN (Santa Tereza)
2º Daniel Souza – ALECa (São Leopoldo)
3º Eduardo Apolo – ALECa (São Leopoldo)

K-1 Menor Feminino 200m ( entre 13 e 14 anos)