A Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, realizada no dia 23 de junho de 2015 no CTG Porteira da Tradição, contou com a presença significativa da comunidade, incluindo a participação de autoridades e representantes de entidades. O evento é uma realização do Pró-Conselho de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável com apoio do Governo Municipal de Eldorado do Sul. A Conferência contou com uma série de debates e palestras com temáticas distintas sobre alimentação saudável e teve como tema principal “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.
Na ocasião, os participantes se dividiram em três grupos (eixos) com a finalidade de sistematizar o trabalho sobre a temática examinada e debatida. O primeiro grupo, chamado eixo um, tratou de assuntos sobre avanços e obstáculos para a conquista de alimentação adequada e saudável, além da soberania alimentar. O eixo dois organizou dinâmicas para debater escolhas estratégicas e alcances da política pública. O terceiro grupo de trabalho tratou da temática sobre o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Durante o dia de debates, foi promovida a elaboração de diretrizes a fim de implantar o plano e a política de segurança alimentar e nutricional, levando como base os conselhos estadual e nacional, além da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Na Conferência, os participantes também contaram com a exposição de alimentos da agricultura familiar de Eldorado do Sul e explicações sobre cuidados na alimentação, fornecidas pela equipe de trabalho da Vigilância Sanitária do Município.
Na III Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, foram escolhidos seis membros para representar o Conselho na Conferência Estadual. Além disso, haverá, no dia 2 de julho, a assembléia com a votação para instituir o Conselho Municipal de Segurança Alimentar- CONSEA, no auditório da Secretaria de Agricultura, ás 9 horas. Estes assuntos tratados na Conferência servem como preparação para a Conferência Nacional, a qual acontecerá em novembro, em Brasília