Um passo importante nas ações de combate às enchentes em Eldorado do Sul foi dado na sexta-feira, 10/07. Ocorreu nas dependências do ginásio da E.M.E.F. Prof. Luiza Maria Binfaré Cézar uma reunião pública, onde o Governo do Estado, através da Metroplan, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul, apresentou o estudo que está sendo realizado para definição de um sistema que proteja o município das cheias .
O Projeto do Dique de Contenção das cheias em Eldorado do Sul está sendo coordenado pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional – Metroplan - e visa minimizar com as enchentes decorrentes das cheias do Rio Jacuí e Rio Guaíba, que irá beneficiar diretamente as famílias residentes no Bairro Cidade Verde, Vila da Paz e Bairro Chácara.
O Prefeito Sérgio Munhoz esteve presente durante toda a Reunião de Apresentação Pública e ressaltou que o Projeto do Dique de Contenção trata-se de uma questão complexa e técnica, a qual deve ser planejada etapa a etapa, para evitar qualquer tipo de erro e interferência no meio ambiente: “Devemos ter muita responsabilidade e cautela na execução desse projeto, pois estamos falando da realização mais importante nos 27 anos de história de Eldorado do Sul. Trata-se de um projeto que trará inúmeros benefícios para os moradores de nossa região e não pode ser visto apenas como uma ação de um respectivo Governo, pois o Dique de Contenção será de todos.”
O grupo de trabalho é composto pela Metroplan, pela Defesa Civil do Município, pelas Secretarias Municipais de Planejamento e de Obras e também pela empresa Magna Engenharia, vencedora da licitação e a responsável pela realização do estudo. Serão realizadas reuniões quinzenais entre equipe de trabalho para o devido acompanhamento e discussão dos resultados obtidos durante a realização do estudo.
O Estudo do Dique de Contenção de Eldorado do Sul é composto por três etapas sendo a primeira o estudo e projeto conceitual de proteção; que possui um prazo de seis meses para realização; a segunda etapa trata-se dos estudos ambientais e a terceira fase que é o projetos básico para buscar poder dar embasamento técnico junto ao Ministério das Cidades para a prospecção dos recursos da obra. Serão realizadas mais duas reuniões para a apresentação das demais etapas do projeto.
Após a apresentação do estudo pelo representante da Metroplan, Jayme Keunecke e do Engenheiro Civil, Rogério Deves da Empresa Magna Engenharia, o público participante realizou os questionamentos sobre o projeto. Na oportunidade, foram realizadas perguntas a respeito do cronograma de início e conclusão da obra, o traçado que irá abranger o Dique bem como dúvidas sobre o escoamento das águas pluviais.
Participaram da reunião 105 pessoas sendo grande parte moradores dos bairros Cidade Verde, Vila da Paz e Chácara. Também estiveram presentes secretários municipais e vereadores .