21 JUL 2015
Lançada a 1º Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

Na noite da última sexta-feira (17) às 19h, ocorreu o lançamento oficial da I Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. O ato foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a participação de representantes de movimento de mulheres e da Rede de Enfrentamento à Violência feminina, além de lideranças partidárias.

Presentes na mesa de honra de abertura da solenidade estavam o Vice-Prefeito Municipal, Domingos Sávio Salvador, Secretário Especial de Governo, Adir da Cruz, Representante do Conselho Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Salete Beatriz, Representante do Fórum de Mulheres e a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Eldorado do Sul – Vivian Garcia. Em seus discursos todas as autoridades pontuaram ser este um momento de grande importância, sendo necessário ampliar cada vez mais  o debate sobre a valorização e o empoderamento da mulher.

O encontro também foi marcado por pedidos para que a Secretaria Estadual de Políticas Públicas para a Mulher(SPM) volte a existir e possa dar continuidade aos trabalhos realizados, pois ocorre que em dezembro de 2014 o Governo Estadual alterou a sua estrutura administrativa a extinguiu a SPM.

A I Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres ocorrerá no dia 08 de agosto, no Ginásio da Escola Municipal David Riegel Neto e tem como tema: “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. O encontro terá início a partir das 9h e segue até as 17h, com a exposição dos eixos temáticos. As palestras serão divididas em quatro eixos: I- Contribuição dos Conselhos de Direitos da Mulher e movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; II - Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal: avanços e desafios; III - Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; IV - Sistema Municipal de políticas para as mulheres: subsídios e recomendações.

Através da realização da I Conferência pretende-se reafirmar a importância da união entre as mulheres, e que somente o respeito mútuo contribuirá com a luta da equidade de gêneros.