21 SET 2015
Prefeitura realiza oficina de como preparar chimarrão

Técnicas de como preparar a bebida típica gaúcha foram apresentadas pelo Piquete da Prefeitura de Eldorado do Sul, na tarde de sábado, 19/09, no Acampamento Farroupilha. O servidor público da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, Darci de Souza Nascimento, abordou as diversas maneiras de fazer o chimarrão. “No total, são 14 tipos de chimarrão, e na atividade vocês vão ver quatro dos mais tradicionais”, disse, ao iniciar a oficina.

Darci salientou os cuidados que se deve ter com os utensílios do chimarrão, como a preservação da cuia, bomba, o filtro da bomba, além da erva mate. Outro fator importante é a temperatura da água que deve estar sempre a 70ºC para evitar que a erva-mate queime.  Após repassar as dicas iniciais, o oficineiro ensinou os quatro tipos de chimarrão: o tradicional, o cupinzeiro, prenda minha e o formigueiro. Todos os participantes da oficina assistiram atentamente aos passos apresentados para realização desta bebida típica de nossa Estado, considerada o símbolo da hospitalidade do povo do Rio Grande do Sul.

Além dessas oficinas, também fizeram parte da programação cultural  do Piquete da Prefeitura, ensinamentos sobre bem-estar do cavalo, como ferrar um cavalo, apetrechos da encilha, tipos e técnicas de preparo do chimarrão, como fazer café de cambona e também conhecimentos sobre o laço campeiro.