11 OUT 2015
Eldorado do Sul enfrenta a maior cheia de sua história

Devido ao forte volume de chuva que atinge Eldorado do Sul e ao represamento do Rio Guaíba, por causa do vento sul, a água subiu rapidamente e diversos bairros da cidade foram alagados. A última grande enchente que atingiu a cidade foi em 2007.

O Prefeito Sérgio Munhoz decretou, neste domingo (11), Estado de Emergência em Eldorado do Sul devido às fortes chuvas que atingem a cidade desde quarta-feira (07). O trabalho de atendimento e remoção das famílias atingidas pelas cheias é uma ação unificada entre a Prefeitura de Eldorado do Sul, Bombeiros Parque Eldorado, Bombeiros voluntários de Charqueadas, Grupo de Resgate CVSR Gravata, Grupo Grave de Glória, Bombeiros Voluntários de Harmonia e contou com o apoio de diversas viaturas de outras corporações.

Na madrugada deste sábado, o nível do Guaíba subiu rapidamente e alagou diversos bairros da cidade, entre os locais mais atingidos estão o Bairro Picada, Chácara, Cidade Verde, Vila da Paz, Itaí e Sans Souci. Nos pontos considerados mais críticos, parte da energia elétrica foi suspensa, como forma de evitar acidentes mais graves.  A Defesa Civil Municipal acompanha atentamente o nível de elevação das águas nos diversos pontos da cidade. O Prefeito Sérgio Munhoz, tem realizado reuniões com a Coordenação Municipal da Defesa Civil e o Grupo de Bombeiros Voluntários a fim de organizar os materiais, veículos, logística, e as demais necessidades demandadas pela situação. Todas as equipes envolvidas estão trabalhando na remoção das famílias as quais vivem em zonas de risco e estão sendo levadas até o Ginásio do Loteamento.

Segundo dados do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (CEIC), o nível do Guaíba alcançou a maior marca desde 1967, com 2,70 metros. De acordo com levantamento realizado, até o momento, no Ginásio do Loteamento há 46 famílias e 150 pessoas abrigadas e o número de desabrigados não para de aumentar. As famílias afetadas, em toda a cidade, chegam a mais de 20.000, entre desabrigadas e desalojadas. A Secretaria de Assistência Social vem atuando com o fornecimento de alimentos, acomodação, além do apoio técnico e o cadastramento de todas as famílias alojadas no Ginásio do Loteamento.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SMAST) de Eldorado do Sul solicita doações para atender as famílias que tiveram as suas casas atingidas pela enchente. Precisa-se de colchões, lençóis, travesseiros e cobertores os quais devem ser entregues no Ginásio do Loteamento. As demais doações como alimentos devem ser entregues na Secretaria de Assistência Social e Trabalho, localizada na Avenida Emancipação, 599.

A Defesa Civil é um órgão que atua em ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinado a evitar ou minimizar desastres, sejam eles de causa natural ou não. O telefone da Defesa Civil de Eldorado do Sul está a disposição 24h para auxílios e mais informações: 8595.1460 e 3481.3018 (somente nos casos de emergência).