08 FEV 2017
Corsan apresenta projeto de tratamento de esgoto para o bairro Delta do Jacuí

Uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Habitação, Secretaria de Obras e Viação e Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) busca verificar as soluções de melhoria para o tratamento do esgoto cloacal e pluvial do bairro Delta do Jacuí, por meio da reativação dessa rede de esgoto.

A Corsan está desenvolvendo um projeto para tratamento de esgoto em alguns municípios da Grande Porto Alegre, dentre estes está Eldorado do Sul. A meta é que 87% dos esgotos gerados na cidade sejam tratados adequadamente, até o ano de 2020. A ação conjunta objetiva a canalização e o tratamento dos resíduos gerados. O trabalho já vem sendo estudado e analisado pelos técnicos do município. Nesse mês de fevereiro, uma comitiva visitou a localidade em que será construída a Estação Elevatória de Esgoto para já iniciar o levantamento altimétrico da área (mapeamento do terreno).

A estação pretende levar os resíduos da localidade até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizado no bairro Centro Novo. De acordo com informações da Corsan, se não passar por processos de tratamento adequados, o esgoto pode causar prejuízos à saúde pública por meio de transmissão de doenças. Estes resíduos podem, ainda, poluir rios e fontes, afetando os recursos hídricos e a vida vegetal e animal. Esse será mais um avanço para a cidade de Eldorado do Sul.

Fazem parte da equipe de trabalho que tem buscado melhorias para a rede de esgoto das ruas do bairro Delta do Jacuí: os Secretários de Habitação e Obras, João Ferreira e Hermeto Ramires, respectivamente; o Topógrafo da Secretaria de Planejamento, Luiz Carlos Morador, o Presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, do Superintendente na Região Metropolitana, André Borges e do Gerente da Unidade no município, Luiz Afonso Queiroz .

[+] Fotos