21 FEV 2017
OBRAS PÚBLICAS
Prefeitura publica decreto com novas restrições à circulação na Estrada do Conde

A Estrada do Conde liga os municípios de Eldorado do Sul e Guaíba, principal meio para fugir do pedágio da BR 290 onde, diariamente, cerca 12.000 mil veículos circulam pela Estrada. Devido ao excessivo volume de tráfego de veículos pesados, a via apresenta deterioração em sua pavimentação, situação essa que vem de anos. Como forma de minimizar e trazer melhorias em curto prazo para os motoristas, o Prefeito de Eldorado do Sul, Ernani Gonçalves, publicou um decreto estabelecendo novas regras para a circulação de veículos neste local.

De acordo com decreto publicado no fim de janeiro deste ano, ficou vedada a circulação de veículos acima de 7 mil quilos na Estrada do Conde dentro perímetro do Município . Excetuam-se dessa vedação os veículos a serviço da coleta de lixo, CEEE, Corsan, bombeiros, carros a serviço oficial,  entregas de cargas que abasteçam os bairros às margens da Estrada do Conde estão liberados a transitar pela via, mediante a apresentação da nota fiscal. Outra exceção é para os veículos emplacados em Eldorado do Sul, cujos proprietários residam na volta da rodovia, possuindo carga ou não também estão aptos a trafegar na estrada além do transporte coletivo.

O horário de maior fluxo na Estrada do Conde compreende entre as 17h30 e 19h, exatamente nesse período está vedado a circulação de qualquer veículo acima do limite, mesmo que tenho a AUTORIZAÇÃO ESPECIAL, a única exceção são para veículos emplacados em Eldorado do Sul, cujos proprietários residam nos bairros as margens da Estrada, possuindo carga ou não.

Para circular é necessário uma autorização especial que será emitida pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Eldorado do Sul (SMTT). Os pedidos devem ser feitos junto ao setor de Protocolo Geral do município. As empresas de transporte de estudantes e operários devem obter autorização de fretamento junto ao DAER para solicitar a liberação municipal.

Segundo o Secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Lodear Carlos Hans (Dunga), o plano de melhorias atribui o perímetro de Eldorado do Sul, trecho da estrada que não está tão crítico: “Pretendemos melhorar as condições de sinalização das placas, da pavimentação da via, da pintura e da iluminação pública que faz parte da Estrada do Conde no perímetro de Eldorado do Sul. O governo está em processo licitatório com varias empresas de pavimentação, o restante é conosco. Dentro de dois a três meses teremos novas melhorias”, explicou o Secretário.

As medidas entraram em vigor a partir da data de publicação do decreto. Os motoristas que desrespeitarem o decreto serão autuados de acordo com o Art. 187 do CTB. O telefone da SMTT é o 51 3499-6339 para mais informações sobre a autorização especial.