19 MAR 2021
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Saúde descentraliza triagem de sintomas leves e testagem para os bairros de Eldorado do Sul
ATENÇÃO   Para sintomas leves, ou para fazer testagem, procure a Unidade Básica de Saúde do seu bairro.  Para sintomas graves, ou atendimento após às 17h e finais de semana, procure o PRONTO ATENDIMENTO COVID-19 24h.

A pandemia da COVID-19 atingiu seu ápice nos últimos dias e isso aumentou muito a demanda de atendimentos na unidade de enfrentamento à COVID-19, que, hoje, se transformou em hospital de campanha, com leitos de UTI e ultrapassa a marca de 200% de ocupação nos últimos 15 dias.

A alta demanda de internação de pacientes graves fez emergir a necessidade de descentralizar os atendimentos dos sintomas leves, para tentar reduzir o tempo de espera pelo atendimento. Como os pacientes graves demandam muita atenção da equipe médica, o atendimentos das fichas para consultas de sintomas leves tiveram um aumento significativo no tempo de espera. A fim de reduzir esse tempo, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu ampliar o número de unidades de saúde atendendo sintomas leves e fazendo testagem da população.

A partir de segunda-feira (22), as Unidades Básicas de Saúde Parque Eldorado, Bom Retiro, Sans Souci/Progresso, Centro Novo, Chácara e Loteamento passarão a atender pacientes com síndromes gripais, os quais farão triagem de sintomas leves, testagem da população, emissão de receitas e atestados de afastamento por COVID-19.

Além das demandas de sintomas COVID-19, uma parte da equipe permanecerá atendendo as demandas que não podem ser suspensas, como pré-natal, urgência em odontologia, urgência em ginecologia, pediatria, infectologia e cardiologia.

ATENÇÃO