31 MAI 2023
1° Conferência Municipal do Povo de Terreiro em Eldorado do Sul
Na última sexta-feira, 26 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores em Eldorado do Sul, ocorreu a 1° Conferência Municipal do Povo de Terreiro de Eldorado do Sul. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul, com apoio da Câmara Municipal de Vereadores e da QUILOMBAÇÃO Rede Antirracista e coordenado pela Comissão Organizadora, que foi composta por representantes do Poder Executivo, Legislativo e representante do Povo de Matriz Africana da Cidade de Eldorado do Sul.

Compuseram a mesa de abertura as seguintes autoridades: Sr. Wilson Larocca, Diretor de Cultura e Turismo representando o Executivo Municipal, o Sr. Lodear Carlos Hahn, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, o Pai Ricardo de Oxum representando o Governo do Estado, o Sr. Márcio Luis Rosa de Oliveira, Presidente do CODENE - Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado do RS.

O Sr. Gleidson Renato Martins Dias representando o CEPTERS - Conselho Estadual do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul e o Sr. José Antonio dos Santos da Silva representando a Comissão Organizadora Municipal - QUILOMBAÇÃO Rede Antirracista. O Senador, Paulo Paim enviou um vídeo parabenizando o Executivo, o Legislativo, a Comissão Organizadora. A Conferência foi aberta pelo Grupo “ALAGBES DO LUAR” seguido pela fala do Senador Paulo Paim.
A 1ª Conferência Municipal do Povo de Terreiro de Eldorado do Sul teve como tema central direitos humanos; democracia e descolonização: contribuições da tradição de Matriz Africana e Afro-Umbandista, desdobrando os respectivos eixos temáticos.

O Sr. Gleidson Dias, iniciou o Eixo I, com o tema violências históricas, desigualdade estruturais: o debate atual sobre Justiça Civilizatória.
Em seguida o Prof. Dr. Bàbà Hendrix de Orubmilá, apresentou o Eixo II com o tema afrocentricidade, etnodesenvolvimento, saberes e territórios do povo de terreiro: políticas transversais e no Eixo III, o Sr. OLUMIDE Betinho destacou o tema os valores e perspectivas para a descolonização da democracia, organização e participação política.

As resoluções aprovadas na 1° Conferência Municipal do Povo de Terreiro de Eldorado do Sul, serão encaminhadas ao Executivo, ao Legislativo e a Segunda Conferência Estadual do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul.Entre as propostas aprovadas está à criação do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Eldorado do Sul e de uma Lei que auxilie os Terreiros no encaminhamento de seus Alvarás de funcionamento.

Foram eleitos 06 Delegados (as) e seus respectivos Suplentes para representarem o Município na Segunda Conferência Estadual do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul. Também foi encaminhada a proposta de realização de seminários, palestras e cursos para motivação do Povo de Terreiro Municipal a participarem da construção das políticas públicas de interesse do Povo de Matriz Africana, junto a Lei Orçamentária Anual (LOA) e ao Plano Plurianual Participativo (PPA) do Município, do Estado e da União.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Ascom
Autor: Taphne Moura - Ascom