A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa sobre as recentes modificações nos critérios para realização dos testes de Covid-19. Agora, por determinação do Ministério da Saúde, a testagem estará restrita aos grupos considerados de alto risco, que são mais propensos a desenvolver formas graves da doença.
Os grupos de risco abrangem:
- idosos
- indígenas
- pacientes com múltiplas comorbidades
- imunocomprometidos
- gestante
A Secretária Municipal de Saúde ressalta que, em situações de desabastecimento dos testes rápidos da Covid-19, pode-se realizar a testagem por RT-PCR para os grupos de alto risco dentro das possibilidades de logísticas dos serviços de saúde.
"Diante das recentes atualizações nos protocolos de testagem da Covid-19, orientadas pelo Governo Federal e embasadas nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde implementará a prática de testagem nos grupos de risco em nossas Unidades Básicas de Saúde. Essa estratégia reforça o cuidado especializado para aqueles mais propensos a formas graves da doença. Ressalto a importância da população realizar a vacinação contra a Covid-19. A imunização é um passo crucial para nossa comunidade construir uma barreira sólida contra a propagação do Covid-19, garantindo a segurança de nossa população", destaca o Secretário Municipal de Saúde, Lodear Carlos Hahn (Dunga).