15 JUL 2013
Executivo de Eldorado do Sul participa da XVI Marcha dos Prefeitos em Brasília

O prefeito Sérgio Munhoz e o vice-prefeito, Domingos Sávio Salvador, estiveram em viagem à Brasília/DF, entre os dias 8 e 11 de julho de 2013. Onde, participaram da XVI Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios e também, se reuniram com Deputados e Ministros para conversar sobre projetos em prol do município.

Na pauta das reivindicações dos prefeitos junto ao Governo Federal estavam algumas propostas, com destaque para os seguintes temas: O aumento de 2% no repasse do FPM - Fundo de Participação dos Municípios; Reajustes nos programas federais; Encontro de contas da Previdência; e a reposição das desonerações de IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados e da CIDE – Contribuição para a Intervenção do Domínio Econômico.

Esta grande mobilização de prefeitos e representantes das Administrações Municipais em Brasília é o reflexo da difícil situação financeira em que se encontram os Municípios em todo o Paìs. O momento mais esperado e, aguardado pelos participantes da Marcha foi a reunião com a Presidenta Dilma Rousseff.

No encontro com a Presidenta, entre aplausos e vaias, foi feito o anúncio do apoio emergencial aos Municípios. A Presidenta Dilma, anúnciou o repasse de 3 bilhões de ajuda financeira aos Municípios do Brasil, em duas parcelas: uma parcela do repasse em agosto/2013 e a segunda parcela, em abril/2014.

Esse repasse representa para o município de Eldorado do Sul duas parcelas no valor de R$ 322.392,70, cada. Este valor, vai amenizar o prejuízo financeiro de R$ 3 milhões que o município vem sofrendo sobre a redução dos valores repassados pelo Governo Federal através do FPM que foram reduzidos desde o ano passado.

Além do repasse emergencial, a Presidenta Dilma anunciou ainda, a atualização do piso da Atenção Básica em R$ 3,00 por habitante/ano; a Extenção do Programa Minha Casa Minha Vida; e o programa Mais Médicos, onde o Governo Federal se comprometeu em pagar a Bolsa Médica no valor de R$ 10.000,00 e ajuda de custo para os médicos que aderirem ao programa.

Durante a Marcha dos Prefeitos, aconteceu a instalação da Subcomissão de Assuntos Municipais na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, ficando a Senadora Ana Amélia Lemos, eleita Presidenta da Comissão. Essa Comissão terá o papel de defender os interesses dos Municípios e será um canal de diálogo com todos Municípios do Brasil.

Essa foi a maior Marcha dos Prefeitos já realizada em toda a história do Brasil, contou com a participação de quase 5.000 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários.