Na terça-feira (09/12), a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e a Secretaria Municipal da Agricultura de Eldorado do Sul promoveram uma oficina voltada aos produtores rurais com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o uso do aplicativo da Nota Fiscal Eletrônica para comercialização da produção primária.
A atividade foi conduzida pelo contador Everton Sinei de Lima da Rosa, da Emater/RS-Ascar, que explicou o funcionamento do aplicativo, como realizar o cadastro de dados, emitir Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e guias de tributos incidentes.
O contador também orientou sobre o uso do Aplicativo Nota Fiscal Fácil, ferramenta desenvolvida pela Procergs, que passará a vigorar a partir de janeiro de 2026, conforme resolução do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
A iniciativa visa preparar os agricultores para se adequarem às exigências legais, garantindo mais segurança nas transações e ampliando o acesso aos mercados institucionais. A Nota Fiscal Fácil será um regime especial nacional que simplificará a emissão de documentos fiscais eletrônicos para contribuintes do ICMS, substituindo a tradicional nota fiscal de produtor.
Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM
Autor: Olívia Falcão