27 DEZ 2013
Comitê Rede Lilás é instituído em Eldorado do Sul

O Prefeito Sérgio Munhoz instituiu em dezembro, o Comitê Rede Lilás, uma extensão da Rede do Governo Estadual no município, através do Decreto Municipal 5.779/2013. Preocupado com os altos índices de violência contra a mulher, o Governo Municipal inicia, de forma inédita no município, um Comitê que integra todos os órgãos ligados à causa para somar forças e buscar alternativas para prevenir casos e agir de forma a apoiar as vítimas.

Apesar de recente, a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher(CPPM) de Eldorado do Sul, vinculada à Secretaria Especial de Governo, já deu um grande passo na luta contra um dos maiores problemas da sociedade brasileira nos últimos tempos: a violência à mulher.

O Secretário Especial de Governo, Jorge Assis, defende um trabalho em sintonia, onde todas as secretarias envolvidas busquem alternativas próprias, porém em conjunto. “Ainda estamos com ações na fase embrionária. Será um trabalho baseado no princípio da transversalidade e de uma gestão integradora, onde a Coordenadoria da Mulher tem como objetivo criar uma prática de construção da equidade que se expresse em cada Secretaria do município e se amplie para a vida da cidade, em todas as suas dimensões.” informou Jorge Assis. A Rede Lilás será coordenada pela CPPM e é composta pelas Secretarias da Educação, da Saúde e da Assistência Social, além da Câmara de Vereadores, da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Brigada Militar e da Polícia Civil.

Conforme Franciane Estivalet, Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher de Eldorado do Sul, a proposta da Coordenadoria é muito mais do que elaborar um plano de trabalho ou instituir políticas públicas, é ultrapassar os limites impostos pela sociedade. “Precisamos dar as mãos e abraçar as mulheres vítimas de violência. Chega de fechar os olhos e dizer que não é com a gente, que o problema é familiar, porque não é. O problema é de toda a sociedade e as conseqüências são inúmeras. Mais do que auxiliá-las, precisamos mudar nossa cultura que cria meninos machões e meninas submissas, gerando homens agressivos e mulheres dependentes.” disse.

O Prefeito Sérgio Munhoz destaca que o Comitê será fundamental para apoiar, de forma mais concisa, mulheres vítimas de agressão: “Assinando este decreto, assumimos com a população de Eldorado o compromisso de desenvolver um plano de ação em que a mulher em situação de violência seja acolhida, atendida e acompanhada por nossas equipes. Além disso, será preciso a mobilização da população em um esforço coletivo, porque, a partir de hoje, o problema de violência contra a mulher eldoradense também será nosso.” disse Sérgio Munhoz.