30 MAI 2014
Implantação de lombofaixas reduz 55,6% dos acidentes em Eldorado do Sul

O trânsito de Eldorado do Sul está mais intenso: mais carros, mais motos, mais caminhões. E o reflexo disso foi o alto número de acidentes no início de 2013 que, além de causarem prejuízos, vinham fazendo várias vítimas. Muitos eram os fatores que colaboravam para aquela realidade. Um deles e o mais importante era a imprudência dos condutores.

Pensando em mudar essa realidade, a Administração Municipal traçou um plano de trabalho com as Secretarias de Obras e Viação e de Transporte e Trânsito, que já está sendo executado. Um dos principais eixos do plano, voltado para a diminuição no número de acidentes foi a construção de lombofaixas, lombadas mais largas que um redutor de velocidade comum, sobre a qual é pintada a faixa de segurança por onde os pedestres deverão fazer a travessia e sinalizada de forma a chamar a atenção dos motoristas. Além disso, e por ficarem no nível do meio-fio, também proporcionam total acessibilidade para pessoas que utilizam cadeiras de roda para se locomover. Conforme o Prefeito Sérgio Munhoz, a escolha pela instalação de lombofaixas foi definida porque, a cada lombofaixa, é necessária a redução da velocidade dos veículos, diminuindo o risco de acidentes nas vias e oferecendo mais segurança, tanto para pedestres e cadeirantes, como para motoristas e motociclistas.

Nesta primeira etapa foram instaladas 40 lombofaixas em diversos bairros da cidade, conforme o cronograma de obras da Administração Municipal. Segundo o Secretário de Transporte e Trânsito Alexandre do Nascimento, a definição dos locais foi feita após um estudo detalhado de pontos estratégicos da cidade, e escolhidos locais onde o tráfego é intenso, e em frente a escolas, onde o número de acidentes é considerado elevado. Nascimento ressaltou, ainda, a importância da participação popular, informando que a definição dos locais foi feita com a ajuda da comunidade.

Com esta ação, o número de acidentes de trânsito está diminuindo em Eldorado do Sul. Os dados oficiais já foram apresentados. Segundo a Secretaria de Transporte e Trânsito, de abril a novembro de 2013 ocorreram 151 acidentes e de dezembro de 2013 até maio de 2014 foram 67, ou seja, nos locais onde a lombofaixa está instalada o número de acidentes caiu, em média, 55,6%. Os bairros Itaí e Chácara apresentaram resultados ainda mais altos, onde os índices reduziram 67,6% e 76,9%, respectivamente.

O prefeito Sérgio Munhoz já comemora os resultados. “Em todas as cidades em que foram instaladas as lombofaixas houve uma redução drástica nos índices de acidentes, e esses níveis tem sido reduzidos também aqui em Eldorado. Num período de 6 meses foram evitados 84 acidentes se compararmos com o mesmo período antes das lombadas”, e ressalta que não foram evitados apenas transtornos no trânsito e prejuízos com veículos mas o mais importante: a preservação da integridade física dos moradores.