18 JUL 2014
Eldorado do Sul atende demanda para a Educação Infantil

Com a nova realidade familiar, a tranqüilidade dos pais que trabalham depende cada vez mais de um local com garantia de bom atendimento para deixar seus filhos, desde bem pequenos. E para atender a essas necessidades a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo – SMEC, praticamente terminou com a fila de espera por vagas nas escolas de educação infantil.

De acordo com a SMEC, o município atende aproximadamente 1600 crianças, de 0 a 5 anos, preenchendo vagas disponibilizadas em 4 escolas municipais de Educação Infantil, 10 Escolas Municipais de Ensino Fundamental e 12 escolas credenciadas. Ao todo são 26 escolas a serviço da comunidade.

Em 2014 houve aumento do número de vagas com a ampliação da EMEI Arco-Íris em mais 40 vagas de turno integral para crianças de 4 anos, a criação de 75 vagas nas escolas de Ensino Fundamental para crianças de 5 anos, a abertura de credenciamento de escolas privadas para aquisição de novas vagas de 0 a 5 anos e a construção de uma escola infantil do Programa Proinfância no bairro Centro Novo, com capacidade para atender até 112 crianças em período integral ou 224 crianças em período parcial.

Com o objetivo de atender a demanda de vagas para a educação infantil, a SMEC adotou o sistema de compra de vagas, modelo que também oportuniza a criação de novas escolas infantis no município, gerando emprego e renda.

A universalização ao acesso à educação infantil é um grande desafio para os gestores públicos, que a fim de disponibilizar mais vagas à comunidade precisam construir mais escolas, melhorando também a infraestrutura. Hoje, somente com a compra das vagas das escolas credenciadas, Eldorado investe, mensalmente, em torno de R$ 280.000,00 (duzentos e oitenta mil reais), o que somará ao final do ano um montante superior a R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais).

“É um investimento imprescindível nessa etapa de vida da criança, em que ela aprende a se socializar e desenvolve habilidades fundamentais que, se não forem adquiridas nessa etapa, dificilmente serão recuperadas”, disse o Secretário de Educação Tadeu Bisognin.

Para o prefeito Sérgio Munhoz, a educação infantil é prioridade dentro do governo municipal. Mais do que um lugar seguro para deixar os filhos, ela representa o investimento para um futuro melhor para essas crianças. “Classifico a educação como a base de nossas vidas, então, posso dizer que a educação infantil é o grande alicerce na formação pessoal de uma criança. Cada vez mais, a evolução tecnológica nos traz desafios. É necessário que as crianças estejam preparadas para o futuro contempladas com uma educação de qualidade. Além disso, ingressar na escola respeitando a idade certa proporciona à criança a bagagem necessária para carregar por toda a sua vida, até a fase adulta, quando estiver no ensino superior”, disse o prefeito eldoradense.