24 JUL 2014
Meninas de Ouro, Prata e Bronze

Não é de hoje que as meninas de Eldorado do Sul vêm brilhando pelo nosso Rio Grande do Sul a fora. Com uma trajetória de ensaios intensos, campeonatos disputados e muitas vitórias, ginastas eldoradenses estão voando alto e colecionado medalhas.

No final de junho, quatro atletas dos aparelhos Bola e Fita, com idades de 12 a 14 anos, participaram do CERGS - Campeonato Estudantil do RS, promovido pela FUNDEGS e realizado no Clube Geraldo Santa, em Porto Alegre.

As ginastas Maria Eduarda Corrêa Padilha e Morgana Alexandre Granck, da EMEF Cônego Eugênio Mees, Danieli Vinques, da EMEF Luiza Maria Binfaré Cezar e Hagatha Diniz, da EMEF Getúlio Vargas fizeram bonito em suas categorias e trouxeram os primeiros lugares para Eldorado do Sul.

Integrantes do Projeto Ginástica Rítmica, desenvolvido pela Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto, lazer e Turismo, nossas meninas de ouro, prata e bronze, praticam o esporte de forma gratuita. O Instituto Cia Ideal também é parceiro da ação, que inclui aulas de ballet.

Para os professores, nossas meninas terão um futuro promissor. “Raramente alguma criança que começa a praticar ginástica rítmica desiste. Muitas meninas se tornam, inclusive, ginastas profissionais e passam a representar o município nas competições pelo país”, enfatizam.

Conforme o Prefeito Sérgio Munhoz, o projeto incentiva a prática de ginástica rítmica e ballet, modalidades esportivas que trazem várias vantagens para as praticantes, como a interação com o próximo e o desenvolvimento motor e cognitivo. “O nosso trabalho é incentivar e estimular nossas crianças a exercer atividades que contribuam para o crescimento educacional e disciplinar. Estes projetos possibilitam apresentar o esporte às crianças, mostrar aos nossos alunos a capacidade que eles possuem e não sabiam. Descobrir futuros e promissores atletas” disse.

As aulas são ministradas pelos professores Jonas Lucas Machado e Tania Barbedo Zacouteguy, ambos credenciados no CREF, de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 20h, e nas terças e quinta-feiras, das 08h30 às 10h30, no ginásio da Escola Municipal David Riegel Neto.

Os professores informam que para ingressar no projeto é necessário que o atleta tenha de 06 a 15 anos. Para mais informações, os interessados podem ir até o local das aulas.

Anote na agenda: nos dias 23 e 24 de agosto acontecerá a TAÇA RS de Ginástica Rítmica em Eldorado do Sul, no ginásio da Escola Municipal David Riegel Neto, uma competição estadual organizada pela Federação Riograndense de Ginástica.

Confira o resultado de nossas ginastas:

Aparelho Bola Nível II

2º lugar - Maria Eduarda Corrêa Padilha - Escola Cônego

4º lugar - Morgana Alexandre Granck - Escola Cônego

6º Lugar - Hagatha Diniz - Escola Getúlio Vargas

Aparelho Fita Nível II

1º lugar - Maria Eduarda Corrêa Padilha - Escola Cônego

2º lugar - Morgana Alexandre Granck - Escola Cônego

4º Lugar - Hagatha Diniz - Escola Getúlio Vargas

Colocação Geral da Copa Nivel II

1º lugar - Maria Eduarda Corrêa Padilha - Escola Cônego

2º lugar - Morgana Alexandre Granck - Escola Cônego

6º lugar - Hagatha Diniz - Escola Getúlio Vargas

Benefícios da ginástica
A ginástica rítmica é um dos esportes considerados completos. Quando praticado desde a infância, proporciona muito além da forma física. Os movimentos, delicados e buscando a perfeição, exigem das atletas concentração e disciplina.

Rítmica ou artística?
É natural para quem não tem contato direto com o esporte olímpico se confundir entre as ginásticas rítmica e artística. A primeira, modalidade que terá a primeira turma em Cariacica, é realizada com mais elementos lúdicos, inclusive temas musicais, tendo como aparelhos as maças, fitas, arcos e bolas. São aplicadas a técnica e a força mas são levadas em consideração principalmente a graciosidade e a beleza nas performances. Apenas meninas participam da modalidade.

Já a artística é feita com rotina de movimentos em aparelhos que exigem do atleta mais força. São aparelhos da modalidade: cavalo, argolas, barras fixas, barras paralelas, barras assimétricas, trave olímpica, solo e mesa. Outra diferença é que nesta modalidade competem, separadamente, homens e mulheres.