A Administração Municipal informa que conforme o último levantamento da Defesa Civil e da Secretaria de Habitação de Eldorado do Sul, o número de residências atingidas chegou a 850 e ao total 3.400 pessoas foram atingidas. Segundo o mesmo levantamento, o prejuízo chega a R$ 1.500.000,00. (hum milhão e quinhentos mil reais). O bairros atingidos pela tempestade foram Progresso, Sol Nascente, Itaí, Sans-Souci, Cidade Verde, Picada Norte, Pinheiros, Loteamento, Chacará, Centro, Residencial, Centro Novo, Delta do Jacuí e Picada Sul.
Cabe salientar que o Decreto municipal nº 6.101 não tem condições de liberar a retirada do FGTS, como muitos anseiam. A autorização para o saque do Fundo de Garantia é apenas concedida primeiramente por meio de Decreto Estadual e, posterior, de Decreto Federal, através do Ministério da Integração Nacional. Para isso, o desastre ocorrido, neste caso a tempestade de granizo, tem que comprometer em prejuízos mais de 8,33% da arrecadação municipal, ou seja, mais que o triplo do prejuízo causado no município.
A Situação de Emergência decretada em Eldorado do Sul auxilia a administração municipal em buscar ajudar os prejudicados pela tempestade. É válido também para os moradores justificarem faltas nos serviços, bem como, para fins de prova junto a seguros habitacionais.
A Defesa Civil vem realizando desde o dia do incidente diversas ações de auxilio aos moradores, com a distribuição de lonas e demais donativos necessários. O número de residências atingidas superou o número de assistência que o município pôde oferecer, sendo necessárias doações de vários metros quadrados de lona. Ao todo, foram distribuídos mais de 9.000m² de lona nos bairros afetados.
A Administração Municipal solicitou ao Governo do Estado a doação de telhas para as famílias mais afetadas, porém ainda aguarda retorno. No Estado do Rio Grande do Sul, mais 05 municípios também decretaram Situação de Emergência, o que amplia a demanda em esfera estadual.
O telefone da Defesa Civil de Eldorado do Sul está a disposição 24h para auxílios e mais informações: 3499.2486 ou 8595.1460.