Nesta terça-feira (18), a Administração Municipal de Eldorado do Sul realizou ato solene de lançamento da campanha “Chega pra lá”. Idealizada pela Associação de Mulheres de Eldorado do Sul, em parceria com a Secretaria Especial de Governo, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, a campanha surgiu após a realização de reuniões com mulheres para tratar do tema da segurança. A partir daí é que se descobriu o problema, relata a presidente da AMES, Vanessa de Assis. “Notamos que os homens se aproveitam da lotação dos coletivos para ‘se esfregar’ nas mulheres. Queremos incentivar que vítimas e testemunhas denunciem. Orientamos que liguem para a Brigada Militar e a mesma irá interceptar o ônibus, retirar o agressor e registrar queixa. Hoje os celulares facilitam para que as pessoas registrem em fotos ou vídeos”, salientou.
A campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade eldoradense contra o abuso e assédio sexual no transporte público do município. Este abuso afeta a integridade física e psicológica de dezenas de mulheres que muitas vezes não sabem como e a quem denunciar.
Pensando em transformar a campanha também em política pública, a Administração Municipal de Eldorado do Sul passou a apoiar a causa. Mas se engana quem acha que a iniciativa foi motivada por uma enxurrada de denúncias.
“Se eu disser ninguém acredita. Em Eldorado do Sul não houve nenhum registro com relação a esse tipo agressão. Porém, se você vai conversar com uma mulher, duas, três ou 50 mulheres, todas elas relatam que já foram ou já assistiram mulheres, meninas, mães de família, sendo assediadas dentro do ônibus”, conta a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da cidade, Franciane Estivalet. Para o Secretário Especial de Governo Jorge Assis, a campanha é muito importante para acabar com estas atitudes. “Cada vez mais as mulheres vêm conquistando espaço na sociedade. Elas têm coragem. Esperamos que a utilizem para denunciar estes agressores” disse.
A Solenidade aconteceu no Gabinete do Prefeito Sérgio Munhoz, às 14h. “Este trabalho que a AMES vêm fazendo, nos deixa muito feliz. Temos que buscar mecanismos para inibir este tipo de ação. Acho que a campanha em si é importante no sentido de coibir. Temos uma preocupação muito grande sobre estas questões”, definiu o prefeito.
Sérgio Munhoz lembrou que a Lei Maria da Penha ajuda a coibir a violência, mas muitas mulheres ainda são agredidas e não procuram as autoridades competentes. “Então nós, enquanto sociedade, temos que cada vez mais tomar iniciativas como esta que a AMES tomou para coibir e esclarecer o público feminino que há meios de buscar seus direitos”.
A campanha tem o apoio da Brigada Militar e da Polícia Civil, que prestigiaram a solenidade com a presença do Sgt. Ferreira e da inspetora Ana Paula Stumm e também, do Ministério Público, Poder Judiciário e da empresa Expresso Rio Guaíba. Além dos Secretários Municipais Fabiana Krachefski e Ricardo Alves, representantes da AMES Adriana Schranck e Tatiana Bescoff, da Câmara de Vereadores, Silvia Simonetto e Juliana, da Associação Carnavalesca Maria Zoila Madruga e do PSB Mulher RS, Beatriz Consuelo Martins também se fizeram presentes no evento.
Quem sofre abuso no transporte público pode denunciar através do telefone 3481-3190.