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Ouvidoria
Perguntas Frequentes
O que é a Ouvidoria? (Clique)
A Ouvidoria é um canal de efetiva participação social é um elo de comunicação entre os munícipes e a Administração Pública Municipal. A Ouvidoria tem o poder de buscar soluções junto às Secretarias Municipais, quando o atendimento não for realizado com a qualidade que a comunidade merece.
Como funciona? (Clique)
A Ouvidoria Geral, através de sua Ouvidora, recebe as solicitações e as encaminha ao setor da Prefeitura responsável, bem como ao Prefeito e aos Secretários, para que possam dar o devido andamento. O setor também é responsável por acompanhar o desenrolar dos problemas, com todo o sigilo e dedicação inerentes, além de cobrar uma solução. O prazo de resposta ao usuário é de 30 dias.
Como utilizar a Ouvidoria? (Clique)
Para realizar denúncias, reclamações e sugestões, você deverá preencher um formulário eletrônico disponível no botão "Cadastre sua Manifestação". Após a confirmação do envio do formulário, anote o seu número de protocolo de acompanhamento. Com ele, você poderá acompanhar sua solicitação através da opção "Consultar Manifestação"
Qual a fundamentação legal para a exigência das Ouvidorias? (Clique)
Lei Federal n° 13.460/2017 - (Lei de Proteção e Defesa dos Usuários de Serviços Públicos) Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

Lei Municipal n° 4.915/2019 - (Institui a Ouvidoria-Geral do Município)
A Ouvidoria é responsável pela apuração e investigação de denúncias? (Clique)
A Ouvidoria não investiga, processa ou pune ninguém. A Ouvidoria não é responsável pela apuração e investigação de denúncias ou por qualquer providência decorrente de processo administrativo que venha a ser instaurado a partir de ações desenvolvidas pela própria Ouvidoria.

A Ouvidoria atua sem caráter deliberativo, executivo ou judicativo, portanto, não tem poder punitivo, não é sua competência apurar responsabilidades, instaurar sindicâncias, auditorias e procedimentos administrativos. Uma vez presentes indícios de irregularidade ou infração à lei, a Ouvidoria tem apenas a função de encaminhar aos setores/unidades competentes as manifestações para que possam realizar a análise da demanda e decidir quais providências são adequadas ao caso.
Qual é o prazo para receber resposta? (Clique)
Conforme dispõe a Lei Municipal n° 4.915/2019, o prazo para resposta a uma manifestação é de 30 (trinta) dias úteis contados do seu recebimento, prorrogável por igual período mediante justificativa expressa.
É possível formular denúncia anônima? (Clique)
Sim. No entanto, somente será encaminhada aos órgãos/autoridades competentes a denúncia que apresentar elementos suficientes para verificação dos fatos.  
A Ouvidoria atua com sigilo nos dados e identidade do manifestante? (Clique)
Sim. A Ouvidoria resguarda a identidade e os elementos que permitam a identificação do autor da manifestação e demais informações de acesso restrito constantes no registro. Caso sejam essenciais para a caracterização da manifestação, as informações pessoais, inclusive identificação, poderão ser encaminhadas as instâncias competentes para apuração dos fatos, sendo que o órgão demandado ficará responsável por restringir o acesso aos dados do cidadão a terceiros.
 
CONSULTAR MANIFESTAÇÕES/SOLICITAÇÕES
PROTOCOLO:
CADASTRAR MANIFESTAÇÃO
- Envie sua dúvida, denúncia, sugestão, elogio para nosso canal da ouvidoria
 
SISTEMA ELETRÔNICO DA OUVIDORIA - Relatório Estatístico dos Pedidos
Total de Pedidos Cadastrados no Sistema: 1483
Período:
à
Origem:
Total de Pedidos: 1483 Pedidos Em Aberto: 11 Prazo médio de respostas (em dias): 2
Pedidos Pendentes: 19 Pedidos Em Andamento: 143 Pedidos Finalizados: 1310
 
Assunto dos Protocolos
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Assunto Quantidade Porcentagem
Acessibilidade 14 2,81%
Animais 37 7,41%
Aprovação de Licenciamento de Edificações 3 0,60%
Assistência Social 27 5,41%
Auxílio ao Servidor 8 1,60%
COVID-19 1 0,20%
Cultura e Turismo 2 0,40%
Denúncia contra servidor 38 7,62%
Documentos, licenças e autorizações 30 6,01%
Educação 13 2,61%
Esporte 1 0,20%
Finanças 13 2,61%
Fiscalização 69 13,83%
Habitação 12 2,40%
Iluminação Pública 10 2,00%
Impostos e taxas 9 1,80%
Indústria e Comércio 3 0,60%
Infraestrutura Urbanismo 18 3,61%
LGPD/Denúncias 6 1,20%
Lixo e Recicláveis 28 5,61%
Meio Ambiente 24 4,81%
Recolhimento de Lixo 13 2,61%
Saneamento 28 5,61%
Saúde 46 9,22%
Segurança 4 0,80%
Serviços Urbanos 20 4,01%
Técnologia e Inovação 0 0,00%
Trabalho e Emprego 2 0,40%
Trânsito e transporte 17 3,41%
Urbanismo 3 0,60%
 TOTAL 499
Secretarias dos Protocolos
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Secretaria Quantidade Porcentagem
Assessoria de Comunicação 307 20,90%
Chefe de Gabinete da Prefeita 64 4,36%
Gerência de Gestão e Metas 47 3,20%
Gerência de Projetos, Engenharia e Captação de Recursos 0 0,00%
Prefeita 80 5,45%
Procurador Adjunto 0 0,00%
Procuradoria de Compras e Licitações 1 0,07%
Procuradoria Fiscalização de Contratos e Serviços 39 2,65%
Procuradoria Jurídica 32 2,18%
Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico 56 3,81%
Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo 0 0,00%
Secretaria Municipal da Reconstrução, Resiliência Climática e Defesa Civil 1 0,07%
Secretaria Municipal de Administração 30 2,04%
Secretaria Municipal de Agricultura 9 0,61%
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho 36 2,45%
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação 42 2,86%
Secretaria Municipal de Educação 57 3,88%
Secretaria Municipal de Meio Ambiente 262 17,84%
Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana 86 5,85%
Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura 160 10,89%
Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Participação Popular 10 0,68%
Vice-Prefeito e Secretário da Saúde 150 10,21%
 TOTAL 1469
Tipos dos Protocolos
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Tipo Quantidade Porcentagem
Denúncia 502 38,06%
Dúvida 83 6,29%
Elogio 9 0,68%
Reclamação 599 45,41%
Sugestão 12 0,91%
Outros 114 8,64%
 TOTAL 1319
Seta
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