Vigilância em Saúde
Setor de Vigilância Ambiental em Saúde

Qual o serviço?

Vigilância Ambiental em Saúde

Qual o objetivo do serviço?
Realizar a vigilância de alterações ambientais que possam levar a problemas na saúde humana.

Quantidade de funcionários/função de cada?
Atualmente o setor conta com os seguintes funcionários:
  • Alessandra Bittencourt de Lemos – bióloga, coordenadora do setor. É responsável pelo gerenciamento, integração, cruzamento e análise de dados e informações coletadas em campo ou de outras fontes, gerando as informações necessárias para a vigilância. É responsável pelas investigações ambientais, necropsia de animais silvestres em situação de epizootia e qualquer outra atividade pertinente. Também capacita os servidores dentro da área de abrangência dos programas e representa o setor nas diversas esferas administrativas. É responsável pelo laboratório municipal de entomologia, processando e identificando determinados materiais biológicos de interesse da Vigilância Ambiental em Saúde, assim como alimentar o sistema laboratorial para LACEN.
  • Abner Moraes da Silva da Rosa – Agente de Defesa Sanitária e Ambiental. É responsável pelo preparo, distribuição e digitação do material utilizado em campo pelos ACE. Compõe a equipe de campo em qualquer atividade que se faça necessária.
  • Tiago Torino Lermen – Agente de Defesa Sanitária e Ambiental. É responsável pelas coletas de água, alimentação de sistema de informação SISAGUA, digitação de material, identificação de larvas de mosquitos e também compõe a a equipe de campo em qualquer atividade que se faça necessária.
  • Marcelo de Souza Sampaio - Agente de Combate a Endemias, é supervisor de campo dos demais ACE’s, sendo responsável pela logística de campo, processamento de informações diárias de visitas domiciliares e mapeamento de áreas. Também atua na aplicação de inseticidas quando existem casos positivos de dengue, zika ou chikungunya.

Ainda compõem o setor os Agentes de Combate a Endemias (ACE) responsáveis, principalmente, pelo desenvolvimento do Programa Municipal de Controle do mosquito Aedes aegypti. Realizam as visitas domiciliares com o intuito de orientar e educar a população acerca das posturas para evitar a proliferação do mosquito vetor. Também participam de outros programas que se fizerem necessários, como coleta de outros vetores, investigações epidemiológicas de cunho ambiental, etc. No momento, o município conta com 10 ACE’s.

Qual o público-alvo?
Toda a população, uma vez que participa da saúde preventiva.

Serviços e tipo de demanda
Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti.
VIGIAGUA
Controle de vetores e reservatórios
Doença de Chagas
Leishmaniose