24 JUL 2015
Famílias afetadas por enchente estão abrigadas no Ginásio do Loteamento

As chuvas e o vento Sul constante ocasionaram as cheias do Rio Jacuí e seus afluentes. Devido a essa situação, inúmeras ruas de Eldorado do Sul ficaram alagadas. Até a manhã de hoje, 24 de Julho, 16 famílias já foram acolhidas no Ginásio do Loteamento. No abrigo, estão sendo disponibilizados serviços como atendimento médico ou qualquer outra necessidade básica. Das 16 famílias abrigadas, no Ginásio do Loteamento, 33 são crianças e 37 são adultos.

A pedido da Defesa Civil de Eldorado do Sul, a Defesa Civil Estadual encaminhou donativos para serem distribuídos aos afetados pelas cheias. Todos os itens de doações recebidos pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho serão encaminhados para as famílias necessitadas, a partir de uma análise de cada situação. A equipe de assistentes sociais do município tem realizado o cadastro de todos os moradores que estão isolados dentro de suas residências, para que possam organizar a relação de famílias que necessitam receber esses donativos. A Defesa Civil Municipal vai organizar a distribuição dessas doações aos moradores que tiveram suas moradias atingidas pela enchente.

A situação em que o Município se encontra é de emergência, pois vários moradores estão com água dentro de suas casas. No entanto, mesmo em um momento de extrema preocupação, há moradores prestando solidariedade aos afetados pelas cheias. O morador Luiz, da rua João de Deus localizada no bairro Cidade Verde, um dos bairros mais afetados pelas cheias, está com sua casa alagada e mesmo passando por dificuldades, fez a doação de um colchão para que a equipe da Assistência Social e Trabalho encaminhe a quem precisa. Esses atos de solidariedade entre a população são de grande importância, tendo em vista que a união entre os eldoradenses pode minimizar alguns problemas enfrentados pela comunidade.

Os interessados em contribuir com doações devem encaminhar os materiais para a Secretaria de Assistência Social e Trabalho que está localizada na Avenida Emancipação, 599, bem em frente ao Ginásio da Escola David Riegel Neto. Os afetados pelas cheias necessitam de doações de alimentos não perecíveis, água, materiais de higiene e limpeza, roupas, colchões e demais itens básicos.

A equipe da Defesa Civil tem acompanhado de perto as ocorrências, pois no bairro Cidade Verde foi montado uma estrutura para dar apoio imediato aos necessitados.  Os demais bairros também estão sendo monitorados constantemente. A Equipe da Defesa Civil acompanha regularmente a mudança no nível das águas e constatou que houve a diminuição de quatro centímetros.

MAIS INFORMAÇÕES:

Defesa Civil de Eldorado do Sul: (51) 8595-1460 e (51) 3481-3018.

Assistência Social e Trabalho: (51) 3499-6451